Promotora de Justiça Failde Mendonça ministra palestra no XIII Fórum Nacional das Entidades Representativas dos PMs e BMs do Brasil

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

Começou nesta quinta-feira (07/04) e encerra nesta sexta-feira (08/04), o XIII Fórum  Nacional das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Brasil. Evento que visa propiciar uma ampla discussão em torno do atual modelo de segurança pública e contribuir com temas que sirvam para o aprimoramento dessas entidades. Objetivos que estão sendo alcançados já no primeiro dia do evento.

Na tarde de hoje, a promotora de Justiça da 24ª Promotoria de Justiça da Capital, Failde Soares Ferreira de Mendonça, foi uma das palestrantes. Ela abordou o tema: “O Ministério Público Estadual e a fiscalização das associações”, trabalhando conceitos como o de associações, suas características, legislação e participação na sociedade e na economia, além das atribuições e fiscalização do Ministério Público do Estado de Alagoas e leis que respaldam essa atuação.

A promotora de Justiça disse que o convite para participar desse fórum foi uma oportunidade de representar o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL).

“Quando temos a oportunidade de ministrar uma palestra, podemos partilhar informação e apresentar o trabalho que realizamos no cotidiano, enaltecendo e dando visibilidade a instituição que nós, promotores, pertencemos, o Ministério Público. Por isso, sempre recebo convites como estes com muito carinho. Uma palestra tem um papel muito educativo e de prevenção”, disse a promotora.

Os participantes do Fórum demonstraram tanto interesse pelo tema, que motivaram os organizadores do evento a concederem mais tempo para a explanação da promotora, tanto na palestra como no ato do debate. Ao unir teoria a exemplos práticos, Failde Mendonça despertou a atenção do público, provindo de diversos lugares do Brasil.

“Tivemos a oportunidade de receber conhecimentos e compartilhar experiências acerca de um tema de grande relevância, onde a promotora de Justiça Failde Mendonça sanou dúvidas e explicou as funções do Ministério Público enquanto fiscalizador das atividades das associações. Com uma excelente didática, ela explanou com brilhantismo o tema, o que já fez valer a pena o nosso deslocamento a Maceió”, foi o que ressaltou o Sargento da Polícia Militar do Distrito Federal, Flávio Oliveira, que é conselheiro do Departamento de Assuntos Jurídicos Legislativos do Fórum Nacional Permanente de Praças dos Corpos de Bombeiros e das Polícias Militares do Brasil (FONAP).

O sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Física do Estado de São Paulo, enalteceu a importância dos esclarecimentos.

“Interessante e muito esclarecedora a palestra e as respostas concedidas durante o debate, que dirimiram muitas dúvidas que nós temos nas mais diversas associações. Somos carentes dessas informações. Por isso, foi oportuno trabalhar o tema, com certeza, vamos retornar aos nossos estados e associações mais preparados, pois fomos munidos de informações relevantes e necessárias”, disse o presidente.

Após encerrar sua participação, a promotora foi recebida de forma calorosa por muitos participantes, que além de lhe cumprimentarem, solicitaram a cópia da apresentação dela. A promotora, prontamente, atendeu ao pedido e disponibilizou aos organizadores do evento e também encaminhou para aqueles que informaram o email.

“A palestra foi muito rica, muitas informações necessárias. A tarde foi produtiva, o que foi muito bom, aprendemos muito sobre o papel do Ministério Público. Toda associação deve buscar e espera essa parceria desse importante órgão. A promotora está de parabéns, melhor dizendo, o MP de Alagoas está de parabéns por ter um membro que possui tanto conhecimento e que queremos partilhar com outros”, expôs o vice-presidente da Associação Beneficente e Representativa dos Subtenentes e Sargentos de Santa Catarina.

Diante da receptividade, a promotora de Justiça destacou que foi assertiva a escolha do tema.

“De fato, o tema foi bastante relevante, pois propiciou um debate caloroso. Um momento ímpar. Um trabalho proativo e positivo que destaca a atuação e vocação do Ministério Público”, conclui a promotora.

O XIII Fórum é organizado pela Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB), presidida pelo Sargento PM Leonel Lucas, em parceria com a Associação dos Cabos e Soldados em Alagoas (ACS/AL) representada pelo Cabo Wellington (presidente) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (ASSMAL) representada pelo Sargento PM Gedson Ataíde (presidente), ambas filiadas da ANERMB.

O evento que já foi promovido nas regiões norte, sul e sudeste do país, acontece pela segunda vez na capital alagoana. Nesta sexta-feira (08/04), haverá a palestra do promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas