Com campanha de prevenção à violência sexual infantojuvenil, projeto Direitos Humanos em Pauta promove atividades em Paripueira

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O projeto “Direitos Humanos em Pauta – Cidadania nas Escolas”, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), visita o Município de Paripueira com uma campanha de prevenção ao abuso e exploração sexual infantojuvenil, no dia 2 de junho. As promotoras de Justiça Marluce Falcão e Lídia Malta coordenarão a iniciativa, que terá palestras, oficinas e espaços de debate com a comunidade acadêmica da cidade.

As atividades da campanha ocorrerão simultaneamente no Ginásio Esportivo do Município de Paripueira, com a comunidade da Escola Municipal Professora Julieta Ramos Pereira; na Escola Municipal Maria das Graças Oliveiras; e em diversos pontos do município, já que haverá também uma “blitz cidadã” com ações preventivas contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.

“O Ministério Público Estadual está fazendo um esforço muito grande para priorizar projetos de alcance social. Essa iniciativa é uma ferramenta importante para dialogar com a sociedade acerca de um tema tão sensível a todos”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que enalteceu o empenho dos promotores de Justiça envolvidos na viabilização do projeto Direitos Humanos em Pauta.

“Como projeto estratégico, queremos envolver os agentes ministeriais em iniciativas que visem a construção da cidadania, como ocorrerá na nossa visita às escolas de Paripueira e no contato com a comunidade acadêmica. O Direitos Humanos em Pauta é resultado do Ministério Público resolutivo, que atua por meio de ações proativas em todo o Estado de Alagoas”, expôs a promotora de Justiça Marluce Falcão.

“O projeto desenvolvido pelo Ministério Público, através do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, é de extrema relevância na salvaguarda dos direitos da criança e do adolescente. As cidades litorâneas, comumente tidas como ponto turístico e não raras vezes apontadas como destino de turismo sexual, merecem especial atenção na prevenção e repressão dos delitos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, da mais tenra idade. Ocorre que o tema é pouco abordado e muitas vezes tratado como 'tabu'. Trazer a problemática à tona e enfrentá-la em conjunto com a sociedade é um grande passo à minimização dessas ocorrências”, disse a promotora de Justiça Lídia Malta.

A ação

No Ginásio Esportivo Municipal, ocorrerá a abertura oficial do evento, a partir das 9h. Na sequência, ocorrerá a apresentação do projeto “João Cidadão” pelas promotoras de Justiça Marluce Falcão e Lídia Malta e palestras de representantes das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV) e da Mulher e Direitos Humanos (SEMCDH) e da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Já na Escola Municipal Maria das Graças Oliveiras, a promotora de Justiça Dalva Tenório ministrará a oficina “Com Criança Não se Brinca”, com o objetivo de capacitar professores da rede municipal de ensino a reconhecer sinais de abuso sexual em crianças.

Os promotores de Justiça Alexandra Beurlen, Marllison Andrade, Hylza Torres e Lucas Carneiro, por sua vez, comandarão uma roda de conversa sobre infância e juventude junto aos pais dos estudantes.

A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Paripueira também apoiam o evento, que é uma realização do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do 1º Centro de Apoio Operacional do MPE/AL.

O projeto

O projeto “Direitos Humanos em Pauta – Cidadania nas Escolas” visa fortalecer a cultura do Direitos Humanos no Estado de Alagoas e realizará diversas ações durante todo o ano de 2017.

A intenção da iniciativa é fomentar a cultura do exercício dos direitos e deveres do cidadão, além de aproximar a atuação do órgão ministerial da sociedade na defesa dos direitos humanos e da cidadania no estado.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas