Projeto Direitos Humanos em Pauta fala do combate à violência contra a pessoa idosa

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O projeto “Direitos Humanos em Pauta”, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), realizou, na quarta-feira (14), no Sesc Poço, mais uma ação em Maceió. Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado na quinta-feira (15), uma palestra discutiu maneiras de quebrar o silêncio que envolve este tipo de assunto.

Abordando o tema “Basta de Violência Contra a Pessoa Idosa”, a promotora de Justiça Dalva Tenório falou sobre o Estatuto do Idoso e a importância de se denunciar qualquer tipo de ação que viole os direitos desses cidadãos. “É preciso disseminar a ideia de que não podemos aceitar essa violência como algo banal ou normal. Temos visto casos onde os idosos sofrem violência física, moral e até econômica. Tanto por parte da família, quanto pelos vizinhos ou conhecidos que se aproveitam de uma certa fragilidade dessas pessoas. É preciso quebrar o silêncio sobre essas questões e denunciar”, afirmou.

A promotora de Justiça fez questão de ressaltar que apropriar-se ou desviar bens proventos, pensão ou qualquer rendimento é crime, previsto no Estatuto do Idoso com punição de reclusão e multa. Ainda durante a roda de conversa, a palestrante divulgou que em Maceió existem quatro delegacias especializadas no atendimento à pessoa idosa. Elas ficam nos bairros: Pinheiro, Salvador Lyra, Cruz das Almas e Benedito Bentes.

“Nestes locais há pessoas capacitadas para orientar os idosos e agir corretamente em casos onde os direitos dessas pessoas tenham sido desrespeitados. Estes cidadãos não estão desprotegidos. O Estatuo do Idoso garante que eles tenham uma vida digna. Denunciar é uma maneira de garantir o exercício do que está previsto no estatuto”, declarou.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas