Procurador-geral de Justiça recepciona nova diretoria da União de Vereadores de Alagoas

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O procurador-geral de Justiça. Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, recebeu, na última sexta-feira (06), em visita de cortesia, membros da nova diretoria da União de Vereadores de Alagoas (Uveal). O encontro, agendado pelos parlamentares, ocorreu na sala dos Conselhos, do Ministério Público Estadual (MPE/AL), e serviu para aproximar o órgão da entidade, além de discutir possíveis parcerias que beneficiem os cidadãos alagoanos.

A chefia do MPE/AL deixou claro que estará sempre à disposição para coisas positivas e que possam contribuir para o bem-estar da sociedade alagoana.

“O Ministério Público se vale de parcerias para se aproximar do povo. É somente nos provocar que estaremos lá defendendo e garantindo todos os direitos do cidadão”, afirmou o procurador-geral. Ele também ressaltou a importância da postura dos vereadores como representantes da população.

“Os senhores têm a obrigação de mostrar seriedade no legislativo municipal, porque são os primeiros a serem procurados para ouvir o apelo do povo. É preciso que as Câmaras fiscalizem, cobrem dos prefeitos e os senhores têm essa condição plena de construir junto conosco”, declara Alfredo Gaspar.

Numa conversa aberta, o chefe da Procuradoria Geral de Justiça mostrou que há uma preocupação em se implantar uma política de paz onde sejam discutidas estratégias que permitam ganhos e mudem realidades, assegurando um futuro melhor aos cidadãos.

“O Ministério Público está nas ruas com projetos importantes como o Fale Educação, o Direitos Humanos em Pauta, de Violência contra a Mulher, Com Criança não se Brinca entre tantos outros, justamente para que as pessoas saibam mais dos seus direitos e, de forma preventiva, possamos evitar grandes danos”.

O procurador-geral falou sobre o fortalecimento do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) e do aumento das audiências públicas nos municípios, o que já está ocorrendo.

“Estamos dando um suporte maior ao CAOP com núcleos que fomentam políticas públicas uniformes e faço um apelo para que as Câmaras ampliem as discussões públicas por meio de audiências”, enfatiza o chefe do MPE/AL.

O presidente da Uveal, vereador Fabiano Leão, disse que o encontro foi importante para “selar parceria com o Ministério Público e nos aproximarmos mais. Vamos juntos cobrar e dar suporte à população não somente em Maceió, mas nos 102 municípios do estado”, frisou o presidente da Uveal.

Já para o vice-presidente, Alando Lima, “as Câmaras de vereadores não podem jamais entrar em rota de colisão com o Ministério Público. Devemos nos unir perante a população para que juntos possamos trabalhar dentro da legalidade”, declarou .

O vereador por Murici Anízio Amorim, o Anizão, foi sucinto em sua fala. “A Uveal procurou o MP porque quer ser parceira em todas as ações que for desenvolver”.

“Queremos ao apoio do Ministério Público aos vereadores que buscam aplicar a fiscalização dos recursos públicos destinados às prefeituras em diversas áreas”, afirmou o vereador Vitor Canuto, de Chã Preta.

O vereador Ivan Ferreira, de Santana do Mundaú, também participou do encontro falou da satisfação e da importância em serem recebidos pelo procurador-geral de Justiça.

“É muito importante essa recepção, no início de uma nova gestão, quando o procurador se propões a abrir um amplo diálogo junto às Câmaras municipais fortalecendo o nosso poder de reivindicar aos gestores as respectivas prestações de contas das principais pastas como Saúde, Educação e Assistência Social”, declara Ferreira.

Por fim, o vereador por Àgua Branca, João de Vicentina, agradeceu. “Queremos agradecer ao procurador-geral por nos receber e oferecer apoio para a construção de uma gestão sempre dentro da legalidade”.

A secretária- geral da Uveal, vereadora por Maceió, Tereza Nelma também fez parte da comitiva. Ela entregou ao procurador-geral um laço e uma camisa rosa em alusão à campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama.

Foto: Claudemir Mota

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas