Ministério Público integrará o sistema de consultas Consumidor Vencedor

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) em breve fará parte do portal Consumidor Vencedor, uma ferramenta de divulgação das vitórias dos Ministérios Públicos brasileiros no âmbito das relações de consumo. O site foi criado pela instituição ministerial do Rio de Janeiro e já conta com a participação de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Maranhão. Quando todas as tratativas estiverem finalizadas, os cidadãos interessados poderão acessar documentos contendo notícias sobre ações ajuizadas e os avanços obtidos na defesa coletiva dos consumidores pelas Promotorias de Justiça alagoanas.

“O Consumidor Vencedor é mantido pelo Ministério Público do Rio de Janeiro. Após a assinatura de um termo de cooperação, que está sendo finalizado, será desenvolvida uma página do MPE/AL dentro do sistema. Assim, o alagoano poderá conhecer de perto toda a atuação do órgão ministerial de Alagoas em defesa dos consumidores, e, querendo, terá acesso também à atuação dos demais MPs do Brasil”, declarou o promotor de justiça Delfino Costa Neto, que está à frente das tratativas.

O promotor de justiça ressaltou que a importância de aderir ao sistema Consumidor Vencedor está, justamente, em difundir as conquistas do MPE/AL que podem ser utilizadas por consumidores em todo Brasil. “O cidadão passa a ter canais simplificados, com uma linguagem mais simples e direta, para se informar sobre seus direitos e a atuação do Ministério Público. Além disso, consumidores de um Estado poderão ser imediatamente beneficiados por vitórias obtidas por Mps de outros Estados”, disse.

Além dos benefícios os consumidores, o grande destaque são só benefícios que a ferramenta traz para a atuação dos promotores e procuradores de justiça, já que eles terão amplo acesso ao primeiro banco de dados nacional de ações civis públicas, decisões judiciais e TACs do Ministério Público na defesa dos consumidores. A ferramenta evita, por exemplo, o retrabalho, permitindo aos membros do Ministério Público, antes de iniciar qualquer procedimento, verificar on-line se já há ação judicial ou TAC sobre o tema objeto de representação.

Funcionamento

Logo após assinar o termo de cooperação, o MPE/AL reunirá documentos jurídicos, oriundos de sua atuação em defesa dos consumidores. Uma vez reunidos, o MPRJ auxiliará na formatação das fichas correspondentes. Além de acessar o material disponível, o público também poderá comunicar diretamente ao Ministério Público os casos de descumprimento de decisões judiciais e acordos.

“Uma vez alcançado um conteúdo mínimo, é definida a data de publicação da página Consumidor Vencedor Minsitério Público de Alagoas. O material ficará acessível na internet para visualização e pesquisa por todos os consumidores. Nessa fase, eles também poderão comunicar diretamente a instituição casos de descumprimento das decisões judiciais e TACs publicados. Para isso haverá uma área específica, identificada pela cor vermelha. Bastará preencher um formulário online, onde se pode anexar fotos e vídeos. Esse formulário é direcionado para o e-mail indicado pelo MPE/AL”, esclarece.

Delfino Costa Neto ainda explicou que a pesquisa é facilitada, bastando digitar no campo específico o nome da empresa ou o assunto de interesse do membro do MPE/AL. O promotor de justiça recomendou que todos os interessados façam uma consulta prévia acessando o site Consumidor Vencedor – MPE/RJ, com nomes de empresa e palavras-chave.

Isso pode ser feito AQUI

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas