Ministério Público assina TAC para coibir poluição sonora em Jequiá da Praia

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, firmou nesta segunda-feira (11), um termo de ajustamento de conduta (TAC), com a prefeitura de Jequiá da Praia. O objetivo é coibir a emissão de ruídos sonoros emitidos em desacordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No documento fica ajustado que a Polícia Militar, a Guarda Municipal e a Secretaria do Meio Ambiente do Município devem impedir a utilização de som em desobediência às normas legais, devendo apreender o material utilizado para a produção do ruído acima do permitido, além de realizar a autuação de quem estiver descumprindo a legislação.

Além disso, cabe a gestão pública de Jequiá da Praia realizar uma campanha educativa, com banners, informativos e panfletos relacionados à utilização de som pela comunidade local e também fazer divulgação dos termos estabelecidos pelo TAC.

Ainda foi estabelecido uma multa cumulativa de R$ 300,00 por obrigação descumprida. O valor deverá será revertido para Fundo do Meio Ambiente, independente da aplicação das sanções cíveis, administrativas e penais cabíveis.

“Não podemos permitir que bares, restaurantes e mesmo o cidadão desobedeçam a legislação, provocando a poluição sonora e incomodando a coletividade, além de um desequilíbrio no meio ambiente. Estamos vigilantes para que isso não aconteça e chamando os gestores responsáveis por coibir esse tipo de prática para que eles também adotem providências”, declarou”, a titular da ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos, Stella Valéria Cavalcanti.

O Termo faz parte do projeto “Ministério Público no Combate a Poluição Sonora”, coordenado pela promotora de justiça e que disponibiliza para outros promotores material como modelos de banner, folders, ofícios e do próprio termo.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas