Ação Civil do Ministério Público assegura cumprimento do Estatuto dos Guardas Municipais no município de Teotônio Vilela

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

A intervenção do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Teotônio Vilela, resultou na garantia de concurso público para guardas municipais naquele município. A previsão, conforme o anunciado, é de que o edital seja publicado neste mês de fevereiro. Em maio de 2017, o promotor de Justiça, Ramon Formiga Carvalho, recebeu denúncia de que a prefeitura havia contratado guardas municipais como prestadores de serviço, e propôs ao prefeito Joãozinho Pereira que exonerasse todos que estivessem nessa condição. Após não ter sua recomendação atendida, o promotor ingressou com uma Ação Civil Pública, e o juiz Luciano Américo Galvão Filho, daquela Comarca, decidiu acatar o pedido do MPE/AL.

“Além de o gestor agir em desconformidade com a lei, contratando guardas municipais como prestadores de serviços temporários, ainda tem a agravante de nenhum deles passarem por uma capacitação que é obrigatória. Impossível admitirmos que vícios como esse sejam mantidos na administração pública. Resta-nos esperar que o município oficialize o certame para que também possamos garantir que ocorrerá com licitude”, ressalta o promotor Ramon Formiga.

Nos artigos 9º e 11º, da Lei 13.022/14 há a afirmação de que “a guarda municipal é formada por servidores públicos integrantes de carreira única e plano de cargos e salários, conforme disposto em lei municipal”. E que também “o exercício das atribuições dos cargos da guarda municipal requer capacitação específica, com matriz curricular compatível com suas atividades.

Em atendimento à ação do Ministério Público e à decisão judicial, a prefeitura enviou um relatório prometendo se moldar e realizar o concurso público, disponibilizando 15 vagas para guarda municipal.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas