MPE/AL emite recomendação para que Secretaria de Saúde de Maceió abasteça o CAPS-AD de Maceió, após inspeção realizada no serviço

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 67ª Promotoria de Justiça da Capital de defesa da saúde, expediu uma recomendação para que a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió regularize o abastecimento do Centro de Atenção Psicossocial Everaldo Moreira (CAPS-AD). O Promotor de Justiça Paulo Henrique Prado, autor do documento, considerou que saúde é um direito fundamental do ser humano, sendo dever do Estado promover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício.

De acordo com documento, os gestores da secretaria de saúde devem abastecer o CAPS com medicamentos de fornecimento obrigatório e oxigênio, bem como providenciar o alvará sanitário e o auto de vistoria do corpo de Bombeiros. Além disso, a administração do Centro de Atenção deve colocar em local visível a escalas de profissionais com os respectivos horários.

“A Constituição Federal estabeleceu que o Ministério Público é a instituição incumbida na defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cabendo-lhe zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos e dos serviços de relevância pública Aos direitos assegurados pela carta magna. Ou seja, zelaremos sempre para que esses serviços funcionem de modo a atender as necessidades da população”, disse o promotor de justiça Paulo Henrique Prado.

O CAPS AD Everaldo Moreira está localizado no bairro do Farol e é um Serviço de saúde mental aberto e de caráter comunitário, que é referência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no atendimento de pessoas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, sendo o único CAPS-AD de Maceió.

 

Foto: Anderson Macena

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas