Ministério Público supera expectativa no V Congresso Alagoano do Terceiro Setor e V Seminário do Projeto Associação Legal

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

Durante dois dias, o Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Fundações, reuniu, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, Promotores de Justiça de vários estados, representantes dos governos Municipal, Estadual e Federal, de associações comunitárias, fundações e de Organizações Não Governamentais (ONGs) no V Congresso Alagoano do Terceiro Setor e V Seminário do Projeto Associação Legal. Para a Promotora de Justiça, Failde Mendonça, o evento superou as expectativas numa demonstração de que há, de fato, comprometimento na busca pela transformação do social.

Com o tema “Contexto”, o momento serviu para que fossem apresentados os avanços relacionados às atividades no terceiro setor, bem como as mudanças e impactos causados pela reforma trabalhista. Além disso, convidados e palestrantes expuseram projetos implantados em seus estados e os resultados positivos detectados em cada proposta.

“Para nós é muito gratificante poder constatar o interesse dessas entidades que, de todas as formas, tentam melhorar a condição de vida das pessoas, investir no social. E para que tudo aconteça e possamos colher bons frutos é imprescindível que sejam orientados, capacitados e também que fiscalizemos a atuação de cada um. Então, nesses cinco anos, o Ministério Público, por meio de eventos, procurou auxiliar da melhor maneira a cada associação e fundação para que desenvolvam suas atividades dentro da legalidade, o que tem continuidade nos atendimentos em nossa promotoria”, ressalta a promotora Failde Mendonça.

Entendendo que o Terceiro Setor é um agente transformador da realidade social, o propósito maior desse evento é de deixar cada vez mais transparente a forma de agir e de empregar recursos adquiridos por essas organizações filantrópicas e sem fins lucrativos.

“Levamos para o evento palestrantes com alto nível de conhecimento e que puderam dirimir todas as dúvidas do público. A Sefaz, por exemplo, falou sobre a nota fiscal cidadã, como ela contempla as entidades e fez sua prestação de contas num resumo da tão importante parceria e os benefícios alcançados. Assim foram os outros participantes que apresentaram experiências incríveis, cujos modelos podem ser copiados e implantados por outros estados”, declara a promotora de Justiça.

O promotor de Fundações do estado do Piauí, José Reinaldo Coelho, conceituou o Congresso Alagoano como um modelo de compromisso.


“Presenciamos aqui o empenho para capacitar e cada vez mais avançar nessa investida pelo social. A doutora Failde merece os parabéns por reunir tantas representatividades e, por meio de troca de experiências, deixá-las mais firmes para as implantações dos seus projetos, cientes dos seus deveres e familiarizadas com os últimos acontecimentos”, afirma o promotor José Reinaldo

O evento ocorreu nos dias 28 e 29 e recepcionou os participantes, no dia 28, com a banda da Pestalozzi, apresentação de ballet da Associação Pilares da Solidariedade, do grupo musical do Colégio Dom Hélder Câmara (criado dentro de um projeto social da Associação Maceió Voluntário), do coral do Cesmac, uma bela exposição de telas do artista plástico Pierre Chalita da Fundação que leva o seu nome, de adolescentes de projeto do Departamento Cultural da Famecal e no dia 29, pela Banda do Exército Brasileiro em Alagoas.

No encerramento, a promotora Failde Mendonça fez sorteio de vários brindes e se disse lisonjeada com a presença de cada palestrante e de cada inscrito.

“Tê-los aqui não tem preço. Não sou a vitoriosa por esse evento, são todos vocês, porque se aqui não estivessem, nada aconteceria. Então só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, segundo a cada um dos senhores que abrilhantaram e que demonstram com a participação um interesse maior em aprender mais para melhor servir à sociedade”, finaliza a promotora.

Fotos: Anderson Macena

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas