MPE/AL presta homenagem para ex-procurador-geral de justiça e ex-corregedor-geral de justiça

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) realizou, nos últimos dias de agosto, importantes homenagens para dois de seus membros. A primeira, marcou a inauguração da foto do procurador de justiça Sérgio Jucá na Galeria dos Ex-procuradores-gerais de Justiça de Alagoas. Já na última sexta-feira (31), o homenageado foi o procurador de justiça Vicente Félix Correia, que teve uma fotografia integrada ao painel que lembra o trabalho desenvolvido por quem ocupou o cargo de corregedor-geral do MPE/AL.

Durante a homenagem ao procurador Sérgio Jucá, que comandou o Ministério Público de Alagoas nos biênios 2013-2014 e 2015-2016, o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, lembrou da firmeza com o que Jucá comandou a instituição. “Essa homenagem é simbólica diante da grandeza da administração feita pelo procurador Sérgio Jucá. Todos que fazem esta casa têm muito orgulho do trabalho que ele desenvolve aqui. Durante quatro anos ele guiou a instituição ministerial com primazia, ética e compromisso, deixando-a de portas abertas e sempre pronta para servir a sociedade. Esse retrato é apenas um símbolo diante da sua história, da sua carreira. A galeria serve para lembrar que todos os procuradores-gerais trabalharam com finco e se doaram muito para conduzir o Ministério Público”, afirmou o chefe do MPE/AL.

O homenageado se declarou orgulhoso em fazer parte de uma galeria composta por fotos de todos os procuradores e promotores que comandaram o Ministério Público em Alagoas. Ele disse que a instituição ministerial é uma espécie de casa onde ele trabalha para servir a sociedade. “A colocação dessa foto é símbolo da realização de um sonho. O Ministério Público é minha casa e quero continuar servido a este propósito com toda abnegação e empenho. Sempre tive o apoio dos colegas procuradores, promotores e servidores. É para eles que dedico essa homenagem, é a eles que agradeço a jornada de conduzir esta casa. A minha vida toda eu servi duas instituições, que foi o ministério Público e a minha família e, com todos os meus familiares e colegas de trabalho, divido a alegria que sinto hoje”, revelou

O procurador de justiça Eduardo Tavares também esteve na homenagem. “A colocação dessa foto eterniza o importantíssimo trabalho que o procurador Sérgio jucá fez à frente do Ministério Público. Ele é um exemplo a ser seguido, é mestre para todos nós. Uma gestão que reafirmou o papel vigilante e atento que é exercido pelo Ministério Público”, afirmou.

Quem também esteve na homenagem foi o procurador de justiça Vicente Félix. “Essa foto eterniza a carreira de um procurador de justiça que sempre pautou suas ações pelo melhor para sociedade. Essa galeria tem importante significado para quem faz o Ministério Público e, portanto, já que aqui está a lembrança de que administrou o órgão. O procurador Sérgio Jucá fez isso com maestria e merece a homenagem”, lembrou.

Já o promotor de justiça Almir Crescêncio, que ocupou o cargo de chefe de gabinete na gestão de Sérgio Jucá, e atualmente continua na função, fez questão de lembrar as lições deixadas por Sérgio Jucá. “Sou testemunha da administração íntegra que o procurador Sérgio Jucá fez em seus quatro anos de gestão. Foram dias de muito trabalho, compromisso, ética e esforço. Tudo conduzido com competência e firmeza. Sua foto na galeria vai lembrar sempre esse tempo de crescimento para o Ministério Público, declarou.

Estavam presentes o sub-procurador-geral administrativo-institucional, Márcio Roberto Tenório, os procuradores de justiça Luiz Barbosa Carnaúba, Antiógenes Marques de Lira e Denise Guimarães de Oliveira. Também participou da homenagem o promotor de justiça Roberto Salomão

Galeria dos ex-corregedores

“É com muito orgulho e satisfação que me vejo compondo a Galeria de Ex-Corregedores do Ministério Público do Estado de Alagoas, um dos mais respeitados do Brasil. Orgulho e satisfação por que para mim tem o grande simbolismo do desafio vencido e do dever cumprido. Entendo que a função de corregedor é uma função desafiante. Acredito que exerci a função trabalhando com honestidade e amor, zelando pelo direito, pela justiça e pelo prestígio da instituição”, disse o procurador de justiça Vicente Félix Correia, durante a solenidade que marcou a homenagem feita a ele.

Vicente Félix respondeu pela Corregedoria Geral do Ministério Público no biênio 2015-2016. “Trabalhei para cumprir meu papel, orientei os colegas visando o aprimoramento do Ministério Público e, por consequência, aumentando o prestígio da nossa instituição. Durante esses dois anos contei com o apoio de uma excelente equipe de colaboradores, e é por isso que não fui eu que fiz, fomos nós que fizemos”, ressaltou.

Para o atual corregedor-geral do Ministério Público de Alagoas, Lean Araújo, a homenagem corrobora para destacar uma gestão marcada pelo diálogo. “O gesto tem por alcance registrar a atuação do colega na corregedoria geral, em um momento histórico de consolidação das corregedorias dos estados. Foi uma atuação marcada pelo diálogo para a efetivação das ações dos membros da instituição ministerial de modo a fortalecer e concretizar os direitos sociais do cidadão”.

Estiveram na homenagem os procuradores de justiça Sérgio Jucá, que na ocasião representou o procurador-geral de justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, Denise Guimarães, José Arthur, Marcos de Barros Mero e Antônio Areccipo e o promotor de justiça Max Martins.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas