Comitê de Gestão Estratégica apresenta resultados das ações de 2018

Imprimir
PDF
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
Tamanho da Fonte:

A 10ª Reunião de Análise Estratégica do ano de 2018, realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aconteceu nesta segunda-feira (3), foi presidida pelo pelo Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, coordenada pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (ASPLAGE) da instituição, Promotora de Justiça Stela Valéria, e teve como objetivo o acompanhamento dos resultados do Plano Geral de Atuação de 2018-2019 do MPE/AL nas áreas estratégicas “Defender a Probidade na Gestão Pública”, “Adequar os Recursos Tecnológicos” e “Aprimorar a Atuação da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Alagoas”.

Na abertura da reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, destacou a importância do Comitê de Gestão Estratégica para o desenvolvimento da cultura de planejamento estratégico que permitirá ao Ministério Público o aprimoramento de suas ações. “Para continuar crescendo e colaborando com a sociedade, o único caminho escolhido é o do planejamento feito com responsabilidade e dinamismo. Por isso, a importância das reuniões e do acompanhamento do que cada um dos responsáveis pelas áreas estão realizando”, declarou.

Os primeiros resultados apresentados foram da área estratégica “Defesa da Probidade na Gestão Pública”, que mostrou que o indicador que objetiva a implantação dos Portais da Transparência nas Câmaras Municipais de Alagoas alcançou a meta de 100%, com funcionamento em todos os poderes legislativos municipais alagoanos.

De acordo com o Promotor de Justiça José Carlos Castro, responsável estratégico pelo objetivo, foi um trabalho minucioso e que precisa ser continuamente averiguado. “É preciso acompanhar de perto o funcionamento desses portais para que eles tenham informações detalhadas e relevantes que mostre a rotina administrativa e financeiras das casas legislativas municipais”.

O diretor de Tecnologia do Ministério Público e responsável pelo objetivo estratégico “Adequar os Recursos Tecnológicos”, Marcel Vasconcelos, apresentou os resultados do plano geral de atuação da área, destacando a instalação de equipamentos que possibilitaram maior gerenciamento e segurança de dados institucionais. Também foram adquiridos cofres de segurança para armazenar o back-up e a implantação do Vídeo Wall, com compartilhamento de ambiente e possibilidade de videoconferência.

Além disso, o servidor e gerente de projeto Roberto Filipe Coimbra apresentou os resultados do Sece, que é uma ferramenta de obtenção de certidões de Processos do Ministério Público.

A Promotora de Justiça Adriana Gomes apresentou os resultados alcançados até então no Plano Geral de Atuação do objetivo estratégico Aprimoramento da Atuação da Corregedoria-Geral do MPE/AL e afirmou que o tema escolhido para ser trabalhado foi o da autocomposição por meio de orientação, fiscalização e avaliação dos membros.

Além dos membros do Ministério Público e os responsáveis por todos os objetivos estratégicos, a reunião contou com a presença do promotor de justiça Flávio Gomes, presidente da AMPAL.

Conselho Nacional do Ministério Público Conselho Nacional dos Procuradores Gerais Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público Associação do Ministério Público de Alagoas Tribunal de Justiça de Alagoas