O projeto “Direitos Humanos em Pauta – Cidadania nas Escolas”, do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), visita o Município de Paripueira com uma campanha de prevenção ao abuso e exploração sexual infantojuvenil, no dia 2 de junho. As promotoras de Justiça Marluce Falcão e Lídia Malta coordenarão a iniciativa, que terá palestras, oficinas e espaços de debate com a comunidade acadêmica da cidade.
As atividades da campanha ocorrerão simultaneamente no Ginásio Esportivo do Município de Paripueira, com a comunidade da Escola Municipal Professora Julieta Ramos Pereira; na Escola Municipal Maria das Graças Oliveiras; e em diversos pontos do município, já que haverá também uma “blitz cidadã” com ações preventivas contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil.
“O Ministério Público Estadual está fazendo um esforço muito grande para priorizar projetos de alcance social. Essa iniciativa é uma ferramenta importante para dialogar com a sociedade acerca de um tema tão sensível a todos”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, que enalteceu o empenho dos promotores de Justiça envolvidos na viabilização do projeto Direitos Humanos em Pauta.
“Como projeto estratégico, queremos envolver os agentes ministeriais em iniciativas que visem a construção da cidadania, como ocorrerá na nossa visita às escolas de Paripueira e no contato com a comunidade acadêmica. O Direitos Humanos em Pauta é resultado do Ministério Público resolutivo, que atua por meio de ações proativas em todo o Estado de Alagoas”, expôs a promotora de Justiça Marluce Falcão.
“O projeto desenvolvido pelo Ministério Público, através do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, é de extrema relevância na salvaguarda dos direitos da criança e do adolescente. As cidades litorâneas, comumente tidas como ponto turístico e não raras vezes apontadas como destino de turismo sexual, merecem especial atenção na prevenção e repressão dos delitos sexuais praticados contra crianças e adolescentes, da mais tenra idade. Ocorre que o tema é pouco abordado e muitas vezes tratado como ‘tabu’. Trazer a problemática à tona e enfrentá-la em conjunto com a sociedade é um grande passo à minimização dessas ocorrências”, disse a promotora de Justiça Lídia Malta.
A ação
No Ginásio Esportivo Municipal, ocorrerá a abertura oficial do evento, a partir das 9h. Na sequência, ocorrerá a apresentação do projeto “João Cidadão” pelas promotoras de Justiça Marluce Falcão e Lídia Malta e palestras de representantes das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (SEPREV) e da Mulher e Direitos Humanos (SEMCDH) e da Polícia Militar do Estado de Alagoas.
Já na Escola Municipal Maria das Graças Oliveiras, a promotora de Justiça Dalva Tenório ministrará a oficina “Com Criança Não se Brinca”, com o objetivo de capacitar professores da rede municipal de ensino a reconhecer sinais de abuso sexual em crianças.
Os promotores de Justiça Alexandra Beurlen, Marllison Andrade, Hylza Torres e Lucas Carneiro, por sua vez, comandarão uma roda de conversa sobre infância e juventude junto aos pais dos estudantes.
A Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Paripueira também apoiam o evento, que é uma realização do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos do 1º Centro de Apoio Operacional do MPE/AL.
O projeto
O projeto “Direitos Humanos em Pauta – Cidadania nas Escolas” visa fortalecer a cultura do Direitos Humanos no Estado de Alagoas e realizará diversas ações durante todo o ano de 2017.
A intenção da iniciativa é fomentar a cultura do exercício dos direitos e deveres do cidadão, além de aproximar a atuação do órgão ministerial da sociedade na defesa dos direitos humanos e da cidadania no estado.