Uma operação conjunta envolvendo o do Grupo Estadual de Combate as Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual de Alagoas e as Polícias Civil e Militar, deflagrada nesse sábado (08), nas cidades de Delmiro Gouveia, Canapi, Monteirópolis, Craíbas e São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, prendeu 14 pessoas acusadas de fazerem parte de quadrilhas especializadas em roubo a bancos e assaltos nas rodovias do interior do Estado.

A ação, que foi coordenada pelo promotor de Justiça e integrante do Gecoc Luiz Tenório, e contou com a colaboração da delegada Ana Luíza Nogueira, diretora de Polícia Judiciária da Área 1 (DPJA 1), do delegado Regional de Delmiro Gouveia, Rodrigo Cavalcante, e do comandante de Polícia da Área 1 (CPA 1), tenente-coronel Joaz Fontes, cumpriu mandados de prisão temporária expedidos pelo juiz Orlando Rocha Filho, após investigações.

Foram presos: Bruno Gomes dos Santos, 18 anos; Francisco de Jesus, 28; Adeílson de Jesus, 36; Denivaldo Santos Ferraz, 54; José Luciano Rodrigues Gomes, 38; Luildson de Souza Silva, 21; Geovânio Matos da Silva, 41; Aloísio Lorácio Vilar, 48; Sebastião de Souza dos Anjos, 20; José Marcos Rodrigues, 18; Ulisses Oliveira Filho, 47; e Edmílson Oliveira Santos, 39 anos.

“Parte desses acusados, cinco mais precisamente, participou dos roubos contra agências bancárias do Bradesco localizadas nos municípios de São José da Tapera, Carneiros, Craíbas e Monteirópolis. Todos esses assaltos aconteceram já neste ano de 2014 e, desde o primeiro crime, começamos as investigações. Trabalhamos muito e o resultado foi a desarticulação de parte desse bando”, explicou Luiz Tenório.

“Os trabalhos continuam porque sabemos que a organização criminosa ainda é composta por muitas outras pessoas. Então, a investigação vai durar até que consigamos prender toda a quadrilha”, acrescentou o promotor, que afirmou ainda que, para chegar até o bando, o Gecoc contou com a parceria da Secretaria de Estado da Defesa Social, através dos serviços de inteligência das Polícias Civil e Militar.

Apreensões

Com os acusados foram encontradas armas de fogo e, por conta desse flagrante, eles foram autuados por porte ilegal de arma de fogo e formação de quadrilha.

De acordo com a delegada Ana Luíza Nogueira, diretora da DPJA 1, alguns dos acusados roubavam veículos e cargas nas rodovias do Sertão.

A operação integrada fez parte parte de um plano de ação de combate à violência planejado pelo coordenador do Gecoc, promotor de Justiça Alfredo Gaspar, pelo secretário de Defesa Social, Eduardo Tavares, pelo delegado-geral da Polícia Civil, Carlos Reis e pelo comandante-geral da PM, coronel Marcus Pinheiro.