O Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) do Ministério Público Estadual (MPE/AL) em parceria com a Secretaria de Estado da Defesa Social, desarticulou, na manhã desta sexta-feira (07), um laboratório clandestino de refinamento de cocaína. A operação, que ocorreu nas primeiras horas da manhã de hoje, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em cinco bairros de Maceió e também conseguiu apreender três armas de fogo. Uma pessoa foi presa.

O laboratório clandestino funcionava no bairro do Vergel do Lago, numa residência que está sob a responsabilidade de um homem acusado de tráfico de drogas, identificado, por enquanto, apenas como “Tectoy”. Ele não se encontrava no interior do imóvel, entretanto, o material que estaria sendo utilizado, supostamente, pelo suspeito, fora encontrado dentro da casa. Foram apreendidos frascos de bicarbonato de sódio – produto utilizado para fazer render a droga -, pó de giz – também usado para como mistura para o processamento do entorpecente – e uma certa quantidade de cocaína. O acusado ainda não foi localizado.

Já na residência de Breno Correia da Silva, na Ponta Grossa, foram encontradas três armas de fogo. Dois revólveres calibre 38, com sete munições e uma espingarda calibre 12, com três munições, foram apreendidas. Breno foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de armas e levado à Central de Flagrantes.

De acordo com o coordenador do Gecoc, promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, a operação contou com o envolvimento de 40 policiais militares da Radiopatrulha, do Batalhão de Guarda e dos 1º, 4º e 5º BPMs. “A Secretaria de Estado da Defesa Social nos deu total apoio para a realização desse ação. A Polícia Militar é sempre uma importante parceira do Ministério Público e, inclusive, ajudou-nos, com o seu serviço de inteligência, a monitorar os passos das pessoas responsáveis pelo laboratório de refinamento de cocaína”, explicou ele.

A operação começou por volta das 05h da manhã desta sexta-feira e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 17ª Vara Criminal da capital a pedido do Gecoc, foram cumpridos nos bairros do Vergel do Lago, Ponta Grossa, Bebedouro, Village Campestre e Cleto Marques Luz.