Como reconhecimento à sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência física na capital, o promotor de Justiça Flávio Gomes da Costa Neto recebeu, nesta terça-feira (6), a Comenda Gerônimo Ciqueira da Câmara Municipal de Maceió. A honraria é concedida pelos vereadores desde 2007, ano da morte do ex-vereador e deputado federal que dá nome à homenagem.
O vereador Luiz Carlos Santana foi o responsável pela indicação do representante do Ministério Público do Estado de Alagoas. “Destaco na entrega desta comenda do promotor Flávio Gomes a parceria que a instituição ministerial desenvolve junto à Câmara Municipal de Maceió em defesa das pessoas com deficiência”, disse o parlamentar, que ressaltou o fato dos vereadores terem aprovado por unanimidade a homenagem ao promotor.
Natural da Bahia, Flávio Gomes relembrou o início da carreira no Ministério Público quando atuou pela Promotoria de Justiça de Maribondo. Na ocasião, o promotor conheceu José Batista da Silva, atualmente vice-prefeito do município do agreste alagoano, com quem aprendeu, “de fato”, o conceito de acessibilidade.
“Sou menos digno para receber essa homenagem do que muitos das pessoas presentes nesta cerimônia. Olha para o rosto do Batista e de cada um de vocês e pergunto onde está a deficiência, porque vejo aqui pessoas de coragem e vitoriosas, com histórias de superação. Neste cenário, sou apenas um instrumento de trabalho em benefício da sociedade”, afirmou o promotor.
Flávio Gomes é titular da 61ª Promotoria de Justiça da Capital, que possui atribuições judiciais e extrajudiciais de defesa da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade de gêneros e racial, da liberdade religiosa, do direito à livre orientação sexual.
A comenda
Para homenagear o legado político deixado por Gerônimo Ciqueira, bem como pessoas que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência física na capital, a Câmara Municipal de Maceió aprovou a criação da comenda que traz o nome do ex-parlamentar. Aprovada por unanimidade, a resolução de nº 625, de 24 de abril de 2007, foi proposta pela vereadora Tereza Nelma (PSDB).
A comenda é entregue anualmente a personalidades e instituições que se destacaram na defesa da inclusão social, econômica, política e cultural de pessoas com deficiência física na capital.
Além do promotor de Justiça Flávio Gomes, receberam a honraria em 2015 Carlos Alberto Dias da Cunha, Cícero Luciano Peixoto da Silva, Edna Maria de Jesus Rosário, Escola Cecília Meireles, João Ferreira Lima, José Roberto Ferreira Neves, Maria das Graças Dias, Micheline Maria Duarte Batista de Nazaré e Telma Rodrigues Albino.
Gerônimo Ciqueira faleceu em decorrência de problemas respiratórios, na cidade de Brasília, no início do mandato parlamentar no Congresso Nacional. Natural de Mar Vermelho, foi por duas vezes vereador em Maceió e o primeiro deficiente físico a conquistar um mandato na Câmara Federal. Fundador da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), entidade que presidiu por mais de 20 anos, Gerônimo era cadeirante e um incansável defensor dos direitos das pessoas com deficiência no Estado.