A promotora de Justiça Stela Valéria Soares de Farias Cavalcanti participa, nesta quarta-feira (26), de um evento de capacitação para cerca de 50 profissionais da saúde, assistência social, psicologia e segurança pública, que atuarão em dois Centros de Atendimento Especializado à Mulher (CEAM) em São Miguel dos Campos a partir deste sábado. Os núcleos prestarão funcionarão nas Delegacia Regional do município e na Secretaria Municipal da Mulher.
A representante do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) acompanhou todo o processo de implementação dos núcleos, que prestarão serviços assistenciais, sociais e jurídicos a vítimas de violência doméstica e familiar contra mulher na cidade. Eles beneficiarão também municípios vizinhos à São Miguel dos Campos, tal como Roteiro, Jequiá da Praia e Barra de São Miguel. Os novos pontos de atendimento às mulheres é resultado de um convênio entre os governos estadual e federal.
No evento de hoje, Stella Valéria falará sobre o sistema de prevenção e combate à violência contra a mulher em São Miguel dos Campos. “A capacitação foi uma das condições exigidas pelos dois governos para a implantação dos núcleos na cidade. Para isso, vamos fazer com que os profissionais de atendimento se atualizem sobre a Lei Maria da Penha e saibam mais sobre a prática de acolhimento mais humanizada das vítimas”, disse a promotora.
A capacitação ocorre nos turnos matutino e vespertino no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da promotora de Justiça Stella Valéria, participa do Conselho Estadual de Direitos da Mulher e atua como orientador de políticas públicas da área.
Direitos Humanos
Também na linha de combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, a promotora titular da 38ª Promotoria da Justiça da Capital aborda o tema no II Fórum Regional de Direitos Humanos e da Igualdade de Gênero e Raça dos Correios. O evento está sendo realizado nesta terça-feira, no auditório da Casa da Indústria.