Criar uma agenda positiva de contatos e parcerias. Esse foi o objetivo da reunião que ocorreu, na última segunda-feira (17), entre o promotor de Justiça titular da 61ª Promotoria de Justiça da capital, Flávio Gomes da Costa Neto e a senhora Usha E. Pitts, cônsul do Consulado dos Estados Unidos da América.
A audiência aconteceu com o intuito de apresentar a nova Promotoria criada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas, suas atribuições, tanto no campo dos Direitos Humanos, quanto no da Cidadania e conversar sobre a construção de parcerias para o desenvolvimento conjunto de trabalho, cooperação técnica, junto ao governo americano dentro destas áreas.
No encontro, que teve aproximadamente uma hora e meia de duração, o promotor Flávio Gomes, ao lado da equipe da 61ª Promotoria, apresentou as atribuições e tarefas do órgão e também detalhou parte das ações que já foram desenvolvidas desde a sua criação, em dezembro do ano passado. O trabalho foi mostrado ao Consulado dos Estados Unidos do Recife porque é ele o órgão norte-americano responsável pela região Nordeste do Brasil.
“É importante agradecer a receptividade que tivemos por parte da cônsul Usha Pitts e do grupo coordenado por ela. Todos nos ouviram e compreenderam que uma futura parceria pode ser bastante importante para os trabalhos desta nova Promotoria nos campos da Cidadania e dos Direitos Humanos”, destacou Flávio Gomes.
Parcerias anteriores
O Consulado dos Estados Unidos já desenvolveu parcerias com o Ministério Público de Alagoas em questões ligadas ao sistema prisional e com o Poder Executivo em assuntos relacionados a segurança pública. A proposta agora é que essa relação possa se expandir para as questões de ligadas a 61ª Promotoria de Justiça. “A experiência dos Estados Unidos em políticas voltadas, por exemplo, para as áreas dos Direitos Humanos, igualdade de gênero, racial e inclusão social representam o exercício pleno da democracia. Queremos que esse know how seja compartilhado conosco para que possamos desenvolver um trabalho melhor”, explicou o promotor de Justiça.
A cônsul dos EUA agradeceu a visita feita pelo MP de Alagoas e disse que o Consulado tem interesse na realização de uma parceria. Ela solicitou à sua equipe estudos para que se construam ações nesse sentido, especialmente no tocante a troca de informações, participação em eventos e cursos de capacitação ou palestras de especialistas norte-americanos em visita ao país. “Pedimos à cônsul que coloque Alagoas na agenda de atividades do Consulado, o que será de grande importância e contribuição para as discussões e ações pró-ativas que estamos realizando”, disse Flávio Gomes.