Os promotores que atuam na sede das Promotorias de Justiça da Capital anteciparam nesta quinta-feira (13) os festejos natalinos de uma comunidade do Barro Duro. Trata-se da campanha Natal Solidário é Natal Legal!, que realizou uma tarde de lazer para 95 crianças residentes no entorno do Fórum Desembargador Jairo Maio Fernandes, vizinho ao novo prédio do Ministério Público Estadual (MPE).

As crianças ganharam presentes, lancharam e brincaram com o Projeto Só ir e Sorrir. Brinquedos feitos com material reciclado também foram distribuídos entre os jovens. Para participar da atividade, cerca de 50 famílias se cadastraram junto ao serviço social do MPE. O Parquet distribuirá ainda 30 cestas básicas para moradores da região identificados como de baixa renda.

Segundo a assistente social Fernanda Vieira, a iniciativa é reflexo do programa Ministério Público Comunitário, no bairro do Vergel do Lago, que busca tornar orgânica a instituição junto à comunidade. “Aproveitamos a inauguração da sede das Promotorias, o Natal e a aproximação geográfica para nos apresentar à população que vive ao lado do prédio. É o primeiro evento social desse grupo de promotores”, explica Vieira.

Um dos mais animados com as brincadeiras, o estudante Gustavo Silva, 11 anos, aprovou a campanha. “Ano que vem estarei aqui novamente se tiver essa festa”, disse o jovem com uma bola de futebol nas mãos. Se depender da promotora de Justiça Marluce Falcão, Gustavo fará novas visitas ao prédio.

“Uma das atribuições do Ministério Público no século XXI é dar conta da sua responsabilidade social. Já traçamos um planejamento para em 2013 oferecer eventos voltados para a cidadania, como palestras sobre direitos humanos, saúde e educação”, afirmou Falcão, que, ao lado da promotora Miryã Ferro, esteve à frente da organização da campanha.

O futuro procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, também participou do evento e defendeu investimentos na política social do MPE. “Vamos dar continuidade ao trabalho da atual gestão no sentido de levar a instituição ao encontro do cidadão, de modo a torná-la universal. O MPE deve ficar próximo da população, que é a destinatária dos nossos esforços”, disse Jucá.

Além dos membros já citados, estiveram presentes os procuradores Luciano Chagas e Afrânio Roberto Queiroz; os promotores Cíntia Calumbi, Vicente Porciúncula, Adilza de Freitas, Sandra Malta, Carlos Tadeu Villanova, José Antônio Malta e Francisco Augusto Albuquerque; a delegada Roberta Neiva e o capitão Edson Gondin pela Força Nacional; além de servidores e colaboradores do MPE. A empresa Astral Refrigerantes apoiou a iniciativa.