O promotor de Justiça Alberto Tenório Vieira, da 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, especializada na defesa da saúde, participou, nesta quarta-feira (5), de uma inspeção ao Instituto Psiquiátrico Teodoro Albuquerque (ITA). A fiscalização cumpriu uma recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tem o objetivo de avaliar as condições de pacientes que estão internados nestas unidades de saúde especializadas em todo o Brasil.
A Casa de Saúde foi escolhida pelo CNMP como a primeira a ser inspecionada em Alagoas. “A recomendação avalia, principalmente, as condições de internação, com um olhar especialmente voltado para pacientes que estão internados já há um longo período. A intenção do Conselho Nacional, por meio da procuradora-geral Raquel Dodge, é saber os motivos dessa internação longo e como o tratamento está acontecendo”, explicou o promotor de justiça Alberto Tenório Vieira.
O promotor de justiça afirmou ainda que já havia feito uma inspeção no Instituto Psiquiátrico Teodoro Albuquerque e instaurando um procedimento para que algumas situações fossem melhoradas. “Agora faremos um relatório específico, já que dessa vez observamos alguns fatores que ainda precisam ser melhorados, que juntaremos ao procedimento que já está em andamento”, disse.
Além do representante do Ministério Público do Estado de Alagoas, estavam presentes à inspeção o representante do CNMP, Daniel Caldeira de Melo, pelo procurador do trabalho em Arapiraca, Thiago Muniz Cavalcanti e a presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas, Laelza Farias. A comissão foi recebida pelo diretor de serviços médicos do ITA, Dênis Martins Chavier, que mostrou as instalações e a equipe do hospital.