O Ministério Público de Alagoas foi homenageado, no início da manhã desta segunda-feira, em solenidade no Palácio da República dos Palmares, com réplicas do troféu Selo Unicef (biênio 2005/2006), entregue a sete municípios alagoanos – Arapiraca, Estrela de Alagoas, Palmeira Dos Índios, Traipu, Rio Largo, Flexeiras e Quebrangulo – que mais se destacaram no processo de apuração dos seus indicadores sociais.
Além do procurador-geral de Justiça, Coaracy Fonseca, e do coordenador do Núcleo de Defesa da Infância e Juventude, Ubirajara Ramos, foram agraciados com a homenagem, os promotores de Justiça Bolívar Ferro, Rogério Paranhos, Sílvio Sampaio, Maurício Wanderley, Jorge Luiz Bezerra, Alba Lúcia Torres, Walter José Omena Acioly e Amélia Adriana Campelo.
“É com muita satisfação que o Ministério Público de Alagoas recebe esse importante reconhecimento à atuação de seus integrantes na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e no incentivo à intensificação das parcerias entre os poderes instituídos e o Unicef para a ampliação desse trabalho em todo o estado” afirmou o promotor de Justiça Ubirajara Ramos, que representou o procurador-geral de Justiça na solenidade.
De acordo com a coordenadora regional do Unicef, Ana Maria de Azevedo, Alagoas foi o Estado que, proporcionalmente, mais se destacou em termos de participação e ficou na média do Brasil, em termos de número de cidades aprovadas. De acordo com ela, na primeira edição (2005/2006) foram inscritos um total de 1179 municípios e aprovados 192.
Na ocasião, o governador Teotônio Vilela Filho afirmou que aposta na adesão significativa dos prefeitos de Alagoas na disputa pelo selo (edição 2007), como estratégia para melhorar os indicadores sociais do estado. “Sugiro esforço redobrado dos municípios no sentido de participar desta disputa e conquistar o selo”, afirmou o governador, destacando o trabalho dos promotores de Justiça que, segundo ele, contribuíram para o crescimento dos municípios, apontando falhas e soluções para melhorá-los.