Como encerramento das atividades da programação do Dia Nacional do Combate à Exploração e Abuso Sexual contra a Criança e o Adolescente (18/5), o Fórum alagoano de instituições e entidades comprometidas com o combate a esses tipos de crime entregou ao trade turístico o Código de Conduta do Turismo contra a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, no auditório do Hotel Ponta Verde.
“As atividades programadas para hoje estão sendo encerradas, mas essa ação é contínua, que estende para os nossos lares porque estamos preservando o nosso futuro, que são as crianças e os adolescentes”, ressaltou a secretária de Turismo de Maceió, Cláudia Pessoa.
Durante o evento, a promotora de Justiça Marluce Falcão,coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, falou da importância do código. “O código é um coercitivo apenas moral, que vai servir para auxiliar o trade turístico. Ele não tem poder de aplicar pena, pois ela já está estabelecida no Código Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Porém,vai contribuir para construção de uma rede de proteção ação ágil e eficaz”, enfatizou Marluce.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) e do Maceió Convention e Visitors Bureau, Glênio Cedrim, a campanha contra o turismo sexual vem acontecendo desde o ano passado, com palestras aos que trabalham de forma direta e indiretamente ao setor turístico. “Agora é o momento da virada. Breve, os que vierem visitar Alagoas vão ver que aqui só se encontra belezas naturais e crianças fazendo o que elas devem fazer: brincar e ir para a escola”, disse.
O evento foi encerrado com o entrega oficial do Código do Turismo, na versão DVD, pelo oficial do Cartório 2º Registro de Títulos e Documentos, em Maceió, Rainey Barbosa Alves Marinho, coordenador da Rede Anoreg de Responsabilidade Civil (Rares), e com a apresentação de crianças e adolescentes da Igreja Presbiteriana Nove de Dezembro, que dançaram e cantaram com o tema da paz: “Paz, queremos paz. Abaixe as armas; violência não. São vozes a Clamar. Paz para sossegar”.
Também participaram do evento o procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas, Gino Sérgio Malta Lobo, a secretária adjunta de Turismo do Estado, Danielle Novis, a secretária de Turismo de Marechal Deodoro, Betânia Barros, o representante do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e similares, Elianderson Magalhães, a coordenadora do CREAS-AL, Salete Beltrão, além de proprietários de restaurantes, bares e hotéis, representantes do Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente, dos conselhos tutelares e da Igreja Prebisteriana Nove de Dezembro.