Em solenidade, no dia 16 de julho, o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, será homenageado na cidade de Mariana/MG, ocasião em que receberá a comenda do “Dia de Minas’. Em cerimônia simbólica, neste dia a capital mineira é transferia para Mariana que foi a primeira organização política da Minas Colonial.
O convite surpreendeu o chefe do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e foi recebido com muito orgulho.
“Muito me emociona e lisonjeia ser lembrado pela prefeitura de Mariana para receber essa comenda. A outorga será guardada com muita honra, sob o respeito incondicional que tenho ao povo mineiro por sua história de bravura e importância para o Brasil. E, por ser tão importante, o rei D. João V escolheu seu nome para homenagear a esposa, a cidade brilhou e tornou-se, por seus valores, a primeira capital de Minas. Mariana merece toda nossa reverência pela cidade histórica e acolhedora e porque já provou fortaleza, é exemplo de superação para todos”, evidencia Márcio Roberto.
A cerimônia cívica ocorrerá na Praça Cláudio Manoel (Praça da Sé), no centro de Mariana, em clima de parabéns pelos 326 anos da cidade mineira.
Solenidade
Tal solenidade foi instituída pela Lei Estadual 7.561 e consagrada no artigo 256 da Constituição Mineira de 1989. Por meio do seu artigo 256, o dia 16 de julho é tido como a data Magna de Minas Gerais, sendo a capital transferida simbolicamente para Mariana.
Em sessão pública, nesta data, o povo mineiro outorga a Medalha do Dia de Minas em reconhecimento oficial àqueles que contribuíram para o engrandecimento das Minas Gerais ou que, de alguma forma, defendem sua história.
“É a oportunidade em que renovamos nossos compromissos com a democracia e a liberdade e prestamos nossa justa homenagem àqueles que contribuem para manter acesa a chama dos ideais mineiros”, diz o convite.
Foto: Anderson Macena