O Fórum de Prevenção e Combate ao Consumo de Álcool, Tabaco e Outras Drogas por Crianças, Adolescentes, Gestantes e Nutrizes, uma iniciativa coordenada pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL), realizou a primeira reunião do ano, nesta quarta-feira (1). O encontro serviu para que as instituições integrantes do Fórum apresentassem seus planos de ação para 2017.
Segundo a promotora de Justiça Alexandra Beurlen, titular da 11ª Promotoria de Justiça da Capital, a apresentação das futuras atividades serviu para que os componentes do Fórum se articulem, troquem informações e possam potencializar suas ações.
“Todos que participam do Fórum ficaram sabendo o que cada um fará dentro de suas competências. A partir deste ponto, as instituições trocaram conhecimentos e puderam oferecer, uma para outra, serviços que incrementem essas ações. Assim, trabalhando de forma integrada, conseguiremos um efeito ampliado das atividades a serem desenvolvidas”, disse.
Um bom exemplo dessa cooperação será a confecção de uma videoaula através da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL). O material será disponibilizado para todas as entidades que constituem o Fórum e poderá ser utilizado em dinâmicas com jovens e adolescentes nas escolas ou em comunidades onde haja situações de risco.
Outro exemplo será a parceria entre o Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon/AL), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Alagoas (Abrasel/AL) e o Batalhão Escolar da Polícia Militar de Alagoas (BESC/PM), que fará um trabalho de conscientização e combate à venda de bebidas alcoólicas próximo às escolas. As três entidades irão se encontrar posteriormente para traçar o método de trabalho.
Agenda
Durante a reunião, também ficou determinado a realização de um encontro entre as Secretaria de Educação do Estado e Município para tratar das questões envolvendo matrículas de alunos. Haverá também uma sessão entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde a fim de articular parcerias em torno de ações de planejamento familiar.
Ficou pré-agendada ainda uma reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência e a SSP/AL, além de outra entre as equipes de saúde mental do estado e município, onde serão tratados temas inerentes a cada pasta.
“Em todos os desdobramentos das discussões desta reunião, identificamos pontos em que há necessidade de ajustes na execução das políticas direta ou indiretamente ligadas ao consumo de álcool, tabaco e outras drogas por criança, adolescentes, gestantes e nutrizes executado em 2017. Por isso, agendamos reuniões, mediamos futuros encontros. Alguns resultados serão apresentados na próxima sessão do Fórum”, declarou Alexandra Beurlen.
O Fórum
O Fórum de Prevenção e Combate ao Consumo de Álcool, Tabaco e Outras Drogas por crianças, adolescentes, gestantes e nutrizes foi criado em 2016. Coordenado pelo MPE/AL, ele é composto por representantes de várias instituições e entidades da sociedade civil organizada. O objetivo é desenvolver atividades educativas para o público-alvo.
Além do Ministério Público, o Poder Judiciário, o Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, as Secretarias de Estado de Segurança Pública, Saúde e Educação e as secretarias municipais das mesmas pastas também integram o colegiado.