O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) realizou, nesta sexta-feira (19), a última plenária do ano, na qual foi apresentado um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela atual gestão. O presidente do órgão colegiado, Sérgio Jucá, comandou a reunião, que também teve a presença dos conselheiros Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, Lean Antônio Ferreira de Araújo, Dilmar Lopes Camerino, Afrânio Roberto Pereira de Queiroz e Marcos Méro, além dos procuradores de Justiça Denise Guimarães e Dennis Calheiros .
Coube ao secretário do CSMP, promotor de Justiça Luiz Albuquerque Medeiros Filho, apresentar o relatório de atividades de 2014. Ao longo do ano, foram distribuídos 349 processos para análise e deliberação dos conselheiros em 36 reuniões ordinárias e três extraordinárias. A partir disso, houve o encaminhamento de 345 expedientes. Houve ainda três remoções, onze promoções por antiguidade e merecimento e um pedido de remoção por permuta, que resultaram em 15 resoluções, além de duas autorizações de afastamento de membro, um processo de promoção em curso e um pedido de remoção não atendido.
“Entre as reuniões deste ano, destaco algumas, como aquela em que o Conselho se manifestou favoravelmente à homologação do resultado do concurso público para ingresso na carreira do Ministério Público do Estado de Alagoas. Também rememoro a reunião realizada na sede das Promotorias de Justiça do Município de Arapiraca, primeira na história deste órgão colegiado que aconteceu fora de sua sede, e as duas sessões que empossaram os procuradores Valter Acioly e Denise Guimarães”, lembrou, Luiz Albuquerque, comemorando o desempenho do Conselho.
O promotor felicitou os procuradores de Justiça que compuseram o órgão neste ano e aqueles que vão integrá-lo em 2015. “Parabenizo todos os procuradores de Justiça reconduzidos a este órgão pelo processo eleitoral. Também saúdo os que não foram eleitos, mas mostraram muita competência na condição de conselheiros, a exemplo de Afrânio Roberto, que assumirá a Ouvidoria do Ministério Público. Felicito, por fim, os novos conselheiros Eduardo Tavares, Denise Guimarães e Márcio Roberto, que atuou este ano como corregedor-geral e volta agora como eleito, na expectativa de dar continuidade aos esforços de 2014”, disse o secretário do CSMP.