Após 10 anos sendo composto apenas por homens, o Colégio de Procuradores de Justiça ganhou, nesta quarta-feira (10), um assento feminino. Denise Guimarães tomou posse oficialmente como a titular da 10ª Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado de Alagoas. Ela assume a função deixada após a aposentadoria do procurador Paulo dos Anjos. A solenidade festiva de ascensão ao cargo está marcada para a noite do próximo dia 26.

O ato de promoção nº 07/2014 de Denise Guimarães está publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. A posse aconteceu na sala do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, e foi prestigiada por promotores e procuradores de Justiça.

“Denise Guimarães é o retrato da promotora alagoana: inteligente, preparada e combativa. É uma colega vocacionada que brilha no Ministério Público desde que ingressou na carreira. A sua ascensão para integrar o egrégio Colégio de Procuradores é o coroamento de uma atividade institucional exemplar e dedicada inteiramente a fazer justiça, ‘dando a cada um, o que é seu’, na frase imorredora de Ulpianus (jurista romano)”, declarou Sérgio Jucá.

“Todos os membros e servidores do Ministério Público estão orgulhosos com a nova procuradora que, a partir de agora, exercerá o seu ofício perante o nosso Tribunal”, completou o procurador-geral de Justiça.

Realização profissional

Denise Guimarães afirmou que a chegada ao Colégio de Procuradores de Justiça é a realização de um sonho profissional. “Assumo o cargo com muita expecativa e com vontade de somar e multiplicar, jamais diminuir ou dividir. Sabemos que a responsabilidade é enorme, mas, após 17 anos atuando como promotora de Justiça, sinto-me preparada para esse novo desafio. Inclusive, exatamente por ter sido promotora por tantos anos, chego ao cargo com o desejo de ser um elo de ligação entre a 1ª a 2ª instância. Quero ser uma ponte de comunicação entre promotores e procuradores de Justiça”, disse ela.

A nova procuradora também lembrou que o Colegiado, após uma década, novamente terá uma mulher em sua composição. “Foram 10 anos sem um assento feminino no Colégio. Agora, teremos a voz de uma mulher para ajudar nas decisões de 2ª instância. A mulher costuma ser mais detalhista, mais sensível aos problemas. É com esse olhar que quero trabalhar a partir de hoje”, afirmou Denise Guimarães, que, durante quatro anos e meio, na gestão do ex-procurador-geral Lean Araújo, ocupava o cargo de secretária do Colégio de Procuradores.

Reconhecimento

“A Denise é merecedora do cargo que hoje ascende. E ela deve gratidão ao tempo, pois foi ele que, na sua paciência, determinou a hora desse reconhecimento, outorgando-lhe assento ao Colégio. Nesta quarta-feira um ciclo se fecha e um novo momento se inicia. Sucesso é o que eu desejo à ela”, comentou o coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor de Maceió, promotor de Justiça Max Martins.

“Teremos uma mulher entre nós. Certamente o Colégio de Procuradores terá suas sessões em clima de mais amor e alegria”, afirmou o procurador de Justiça Marcos Méro.

O procurador de Justiça aposentado Paulo dos Anjos foi mais um dos membros que acompanhou a posse e fez um agradecimento à Denise Guimarães. “Ela pode nem se recordar, mas, lá atrás, em 1992, eu participei de um processo de promoção por merecimento. Meu desejo era deixar a Promotoria de Justiça de Pão de Açúcar e ser transferido para Arapiraca. Eu a procurei e expliquei sobre a minha necessidade. A Denise prontamente renunciou a promoção em meu favor. Isso demonstra o tamanho da sua generosidade”, recordou-se.

Saulo Ventura, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor de Arapiraca, também prestigou a solenidade. “Perde a Promotoria de Justiça do Consumidor de Maceió, que deixará de ter uma promotora atuante, mas, ganhamos nós promotores e o Colégio de Procuradores, que passa a ter uma profissional que pretende ser unir as duas instâncias. Inclusive, o próprio consumidor também sai vitorioso, haja vista que terá uma pessoa que lutará por seus direitos em nível de segundo grau”, explicou ele.

A posse de Denise Guimarães foi ainda acompanhada pelo procurador de Justiça Valter Acioly e pelos promotores Luiz Medeiros, Norma Medeiros, Luciano Romero e Vicente Porciúncula. A diretora de pessoal do Ministério Público, Dilma Queiróz, também prestigiou a solenidade.

A posse festiva da nova procuradora está marcada para o dia 26 deste mês, a partir das 19h, no auditório do prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça.

Histórico

Denise Guimarães ingressou no Ministério Público no dia 09 de janeiro de 1984, tendo sido a Promotoria de Justiça de Porto Calvo o seu primeiro local de trabalho. Ela já exerceu suas atribuições nas Promotorias de Justiça de Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Maragogi, São Brás, Porto Real do Colégio, Matriz do Camaragibe, Delmiro Gouveia, São Miguel dos Campos, Marechal Deodoro, Arapiraca, Igreja Nova, Pão de Açúcar, Penedo e Maceió.