O promotor de Justiça Paulo Roberto Marques dos Anjos será o novo procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL). Nesta quinta-feira (14), foi publicado no Diário Oficial do Estado a decisão do Conselho Superior do Ministério Público, que aprovou o pedido de promoção de Paulo dos Anjos pelo critério de antiguidade. Com a promoção, o promotor integrará o Colégio de Procuradores e será responsável pela 10ª Procuradoria de Justiça Cível, de 2ª instância, comandada até julho pelo então procurador Luciano Chagas. Atualmente, Paulo dos Anjos atua como titular da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Arapiraca, que tem competência privativa de Execuções Penais.

Histórico

Natural de Olho d’Água das Flores, Paulo Roberto dos Anjos iniciou sua relação com o Ministério Público do Estado de Alagoas em 1977, com o cargo de adjunto de promotor. Extinto pela Lei Complementar nº 40/82, o cargo era equivalente ao de promotor de Justiça substituto e tinha como finalidade substituir o membro titular do Ministério Público nas férias e em períodos de vacância.

Paulo dos Anjos se tornou promotor de Justiça no dia 8 de julho de 1982, quando entrou em exercício no órgão ministerial após ser nomeado pelo então governador do Estado de Alagoas, Teobaldo Vasconcelos Barbosa. Nessa nova fase dentro do MP/AL, o seu primeiro trabalho foi como promotor de Justiça substituto, de 1ª instância, na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santana do Ipanema. O promotor atuou ainda nos municípios de Pão de Açúcar, Água Branca, Major Izidoro, Mata Grande, Batalha, Cacimbinhas, Dois Riachos, Maravilha, Ouro Branca, Taquarana, Igaci, Porto Real do Colégio, Feira Grande, Maceió e Arapiraca.

Em 1988, por meio de Ato Governamental, Paulo dos Anjos foi promovido a promotor de Justiça de 2ª entrância do quadro do MP/AL pelo critério de antiguidade para atuar na 3ª Promotoria de Justiça de Santana de Ipanema. Quatro anos depois, o promotor voltou a ser promovido, dessa vez por Ato da Procuradoria Geral de Justiça, para a 1ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, de 3ª entrância, por merecimento. Na Comarca de Arapiraca, Paulo dos Anjos também assumiu a Promotoria de Infância e Juventude e atuou nas áreas cível e criminal.

Nesses 36 anos de serviços prestados ao Ministério Público Estadual e à sociedade, o promotor ganhou maior destaque pelo combate à temida Gangue da Carga Pesada, responsável por assaltos nas estradas, assassinatos de caminhoneiros e roubo de cargas em Alagoas nos anos 1990. O novo procurador de Justiça assumiu o caso quando atuava junto à 4ª Vara Criminal de Arapiraca.