O Fórum Nacional de Gestão do Conselho Nacional do Ministério Público está com inscrições abertas para a edição deste ano do Prêmio CNMP. Podem concorrer ao prêmio os projetos de membros e/ou servidores inscritos no Banco Nacional de Projetos (BNP) até o dia 19 de abril de 2016. Neste prazo, para se habilitarem ao certame, as iniciativas já cadastradas devem ser atualizadas de acordo com o novo Regulamento do BNP e da premiação em destaque.
A chefe da Seção de Escritório de Projetos do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), Renata Teixeira, afirma que o Prêmio CNMP 2016 é uma boa oportunidade para mostrar o que a instituição alagoana tem de melhor. Os participantes podem inscrever mais de um projeto.
“Para quem já realizou alguma iniciativa bem-sucedida e ainda não a documentou, chegou o momento de divulgar a boa prática a outros Ministérios Públicos. Dessa forma, eles poderão também adotar o projeto junto ao seu público-alvo. O Escritório de Projetos está à disposição para inserir a prática no banco de projetos e, em seguida, inscrever no concurso”, disse a chefe da Seção de Escritório de Projetos do MPE/AL, Renata Teixeira.
A cerimônia de entrega do Prêmio CNMP 2016 está prevista para ocorrer no dia 21 de setembro deste ano, na abertura “VII Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público”.
O prêmio
O Prêmio CNMP é um instrumento para identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.
Os interessados em participar da premiação devem submeter seus projetos à administração superior de sua unidade para aprovação. Após aprovado, para efetuar a inscrição no Banco Nacional de Projetos, deverá entrar em contato com o cadastrador local da sua unidade.
Na edição deste ano, serão premiados os projetos inscritos nas seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução da Criminalidade; Redução da Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização da Gestão; e Tecnologia da Informação. Serão premiados os três primeiros colocados de cada categoria.
Banco Nacional de Projetos
O Banco Nacional de Projetos, produto do Planejamento Estratégico Nacional, é ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público brasileiro.
É por meio do Banco Nacional de Projetos que as unidades do Ministério Público brasileiro cadastram projetos de autoria de seus membros ou servidores, com o objetivo de torná-los acessíveis às demais unidades, ao Poder Público e à sociedade em geral.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail asplage@mpal.mp.br e (82) 2122-3514.