O Ministério Público do Estado de Alagoas seguirá no comando da Comissão Executiva do Fórum de Combate à Corrupção em Alagoas (Focco/AL) até o final de 2017. Nesta terça-feira (21), o promotor de Justiça José Carlos Castro foi reconduzido, por unanimidade, à coordenação-geral da frente de ação, em eleição que ocorreu na sede da Controladoria Geral da União.

Ao lado do promotor de Justiça, estarão na direção do Focco/AL a procuradora da República Júlia Vale, do Ministério Público Federal em Alagoas, como coordenadora adjunta; o servidor Fernando Teles, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, como primeiro secretário; e a professora Nadja Peixoto, da Universidade Estadual de Alagoas, para segundo secretário.

Após a escolha dos novos dirigentes, a reunião extraordinária do Focco/AL prosseguiu ontem com o levantamento de temas e desafios que farão parte do planejamento estratégico da entidade. O próximo encontro do Fórum será no dia 7 de março, na sede do Ministério Público Federal.

O Focco

O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas é uma iniciativa conjunta da sociedade civil local e de instituições públicas, unidas desde 2008 mediante termo de compromisso de cooperação, e que atua para facilitar o intercâmbio de informações e de estratégias de prevenção e combate à corrupção, tendo como ferramentas a fiscalização institucional e o controle social do repasse e aplicação de recursos públicos.

Cumprindo com seus objetivos, o Focco/AL tem aproximado os órgãos públicos que fiscalizam e investigam a utilização de recursos públicos, além de promover permanente discussão entre seus membros, gestores públicos e a sociedade em geral sobre formas, percepção e mecanismos de monitoramento da corrupção no âmbito do Estado de Alagoas, bem como formular planos para seu combate e diretrizes e estratégias de prevenção e repressão de eventuais práticas ilícitas.