O servidor ou membro do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) já pode consultar o conteúdo do Banco Nacional de Projetos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no site da instituição local. Desde o dia 20 de novembro de 2012, a Diretoria do Centro de Gerenciamento e Informática e a Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica disponibilizam o sistema para consulta de iniciativas estratégicas de todos os Ministérios Públicos do Brasil com o objetivo de consolidar os projetos internos e, posteriormente, permitir a inscrição no referido banco.
“O Ministério Público do Estado de Alagoas está caminhando com firmeza rumo à gestão por projetos. Após a elaboração do Plano Estratégico 2011-2022, a consequência inevitável seria a criação de projetos, para alcançar os objetivos eleitos. Em 2012, foram formadas três turmas do Curso de Introdução à Elaboração e ao Gerenciamento de Projetos, de 40h, com mais uma programada para o segundo semestre de 2013. Como resultado das primeiras turmas, o Ministério Público do Estado de Alagoas possui hoje projetos estratégicos em execução, aprovados ou em vias de aprovação pelo PGJ. Há um número razoável de projetos sendo incubados, ainda em fase de pesquisa e redação. A pretensão é fomentar projetos em todas as áreas”, explica o assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público Estadual, o promotor Humberto Pimentel.
Para acessar o sistema do CNMP pelo site, é necessário clicar no menu Escritório de Projetos, que fica na seção de Planejamento e Gestão, na guia esquerda da página. Na sequência, deve-se clicar no botão Projetos, que aparecerá instantaneamente o ícone do banco. É possível encontrar projetos por nome, ano, unidade e programa ou objetivo estratégico do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público. O MP/AL também disponibiliza o programa dentro da própria página, na seção de Sistemas, na guia direita do site.
Banco Nacional de Projetos
Produto do Planejamento Estratégico Nacional, o Banco Nacional de Projetos é a ferramenta responsável por coletar e disseminar os projetos bem-sucedidos no âmbito do Ministério Público brasileiro.
A finalidade do banco é possibilitar que cada unidade institucional possa demonstrar suas atividades de sucesso em todo o território nacional e ser uma fonte de memória desse trabalho amplo e eficaz dos Ministérios Públicos. De acordo com a sua aplicação, os projetos estarão alinhados ao Mapa Estratégico Nacional e constituirão os grandes eixos de mobilização para a geração de resultados institucionais.
Prêmio CNMP
As unidades do Ministério Público têm até o dia 14 de junho para inscrever iniciativas bem-sucedidas no Banco Nacional de Projetos e concorrer ao Prêmio CNMP 2013. Todos os projetos registrados no sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público participarão automaticamente da seleção. As melhores práticas serão escolhidas por uma comissão julgadora e divulgadas durante solenidade, em agosto. Os ganhadores receberão troféu e certificado, e terão o projeto publicado pelo Conselho.