A capacidade de dividir opiniões em assuntos polêmicos faz do Direito Penal um dos campos mais fascinantes da Ciência Jurídica. Com atuação cotidiana na área, o Ministério Público do Estado de Alagoas não foge à reflexão e inicia, no dia 30 de novembro, o “Ciclo de Palestas e Debate sobre Direito Penal e Processo Penal”. O evento é mais uma promoção conjunta da Procuradoria Geral de Justiça, Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Associação do Ministério Público do Estado de Alagoas (Ampal).
No primeiro debate, o ciclo terá como convidados autoridades que atuam no Direito Penal e Processual Penal tanto no âmbito acadêmico, quanto profissional. É o caso do promotor de Justiça Maurício André Barros Pitta, que abordará os limites da maioridade penal; do promotor de Justiça aposentado Alfredo de Oliveria Silva, que falará sobre aspectos polêmicos das organizações criminosas; e da promotora de Justiça Karla Padilha, que trará para o público a problematização do combate à corrupção.
Como mediadora do debate, os realizadores do evento trazem a promotora de Justiça Miryã Tavares Pinto Cardoso Ferro, titular da 54ª Promotoria de Justiça da Capital. Ela atua em feitos criminais em geral perante as 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Varas Criminais da Capital.
“Esses ciclos de palestras, oficinas, seminários, pequenos cursos e atividades que ora a Ampal desenvolve em parceria com a Escola, ora esta em parceria com aquela, são extremamente importantes, ainda mais com o apoio irrestrito do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá. Um aspecto que merece destaque é o fato de contarmos com uma prata da casa de excelente qualidade humana e intelectual, sobretudo na área de letras jurídicas”, disse o diretor da ESMP e presidente da Ampal, procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes.
“Os colegas, professores, mestres e doutores Karla Padilha, Alfredo Oliveira e Maurício Pitta vão nos brindar com a abordagem de temas tão palpitantes no campo do Direito Criminal. São joias muito raras que temos orgulho de tê-las entre nós. Aproveito para parabenizar a colega Sandra Malta e todos os diretores da nossa entidade de classe bem como os diretores e servidores da ESMP”, completou.
O evento terá início às 8h, no auditório Edgar Valente de Lima Filho, no prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça, que fica na Rua Dr. Pedro Jorge Melo e Silva, 79, Poço. Para se inscrever, o público deve enviar um e-mail a esmp@mpal.mp.br com nome, número de telefone, e-mail, função e instituição. Contato para mais informações: (82) 2122-3702.