O procurador-Geral de Justiça Sérgio Jucá, convida os membros do Ministério Público do Estado de Alagoas para participarem, nesta sexta-feira (06/11), das 8h às 12h e das 14h às 17h, da Oficina “Atuação Conjunta do Ministério Público e Controladoria Geral da União no combate à corrupção e Técnicas de detecção e prevenção de fraudes: estudo de casos”, que está sendo promovida em parceria com a Associação do Ministério Público (Ampal). Conforme a Portaria PGJ nº. 1083, de 04 de novembro de 2015, os promotores e procuradores presentes à oficina serão dispensados de suas atividades.
De acordo com o presidente da Ampal, Eduardo Tavares Mendes, o procurador-geral de Justiça Sérgio Juca, diante da importância do tema, tomou essa iniciativa de publicar a referida portaria.
“O tema é de extrema importância para os que integram o Ministério Público, pois diariamente lutam para combater esse mal danoso, essa erva daninha da nossa sociedade que se chama: corrupção”, destacou o gestor da associação.
Serão palestrantes da oficina o promotor de Justiça de Paraíba, Rafael Lima Linhares, que integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco); o analista financeiro, que é chefe da Controladoria Geral da União em Alagoas(CGU), José William Gomes, e o coordenador do Núcleo de Ações Especiais da CGU-AL, Francisco César Nascimento Belarmino
O evento que ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça foi organizado pela diretora cultural da Ampal, Sandra Malta Prata Lima, que percebeu a necessidade de ser debatido o tema e estudado casos para facilitar a atuação dos membros do Ministério Público.
“Para combater os mais variados crimes de corrupção, precisamos estar cada dia mais atualizados. A troca de informações entre os membros e órgãos que atuam com a mesma finalidade, bem como o estudo de casos são fundamentais para uma atuação ainda mais eficiente”, explanou a promotora.
A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) emitirá certificados para os membros que participarem da oficina.