O coordenador nacional da campanha O que você tem a ver com a corrupção?, Promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira (Ministério Público do Estado de Minas Gerais), conduziu nessa terça-feira, 24, três importantes encontros em Brasília. Neles, o grupo de trabalho discutiu formas de renovar e estabelecer de importantes parcerias para o desenvolvimento da campanha.
Na parte da manhã, o grupo foi recebido pelo vice-presidente institucional das Organizações Globo, Paulo Tonet Camargo. O coordenador nacional da campanha apresentou o plano de trabalho de sua gestão, as parcerias já existentes e propôs iniciativas para o desenvolvimento da campanha. Na oportunidade, Camargo destacou que o combate à corrupção passa necessariamente pelo preparo das gerações futuras, um dos focos da campanha.
Na parte da tarde, a coordenadoria da campanha foi recebida, na Câmara dos Deputados, pelo Deputado Federal Rubens Bueno (PPS/PR) – líder do bloco PPS-PV – e sua equipe de assessores parlamentares. Moreira apresentou as linhas gerais da Campanha e destacou a importância de que o projeto pedagógico do programa – já adotado na rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina – poderia ser apresentado em projeto de lei.
Dessa forma, seriam adotados no ensino básico no Brasil, como eixos transversais, o combate à corrupção e noções de ética. O deputado Bueno destacou sua preocupação com a aprovação de projetos de lei importantes para o enfrentamento da corrupção no Brasil, como o fim do voto secreto em processos de cassação de mandato, e o julgamento de casos emblemáticos pendentes de apreciação nos Tribunais Superiores. A reunião contou com a participação de Jorge Donizeti Sanchez, representante da Amarribo Brasil, do Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Piauí Ruszel Cavalcante, que apresentou a segunda edição do livro “Despesa pública e corrupção no Brasil”, além de outros Deputados Federais e representantes da sociedade civil.
O terceiro encontro do dia foi com o Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da Controladoria-Geral da União (CGU), Mário Vinícius Claussen Spinelli, e com o Coordenador-Geral de Fomento ao Fortalecimento da Gestão e Controle Social, Fábio Félix Cunha da Silva. Além de apresentar o atual plano de trabalho da campanha, Moreira propôs uma série de iniciativas em conjunto com a CGU para o fortalecimento da campanha e da prevenção da corrupção.
O secretário da CGU destacou a necessidade de o Ministério Público e a CGU atuarem de forma mais integrada para permitir ações eficazes, especialmente na prevenção da corrupção e na formação de jovens atentos ao resgate da ética e à construção da cidadania.
Durante todo o dia, o coordenador nacional foi acompanhado pelo servidor Alberto Vieira, do MP/MG, pelos Promotores de Justiça Affonso Ghizzo Neto (MP/SC) e Antonio Suxberger (MPDFT), além do Procurador do Trabalho Fábio Leal Cardoso (MPT).
Saiba mais
A campanha O que você tem a ver com a corrupção? é promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Idealizada há quase uma década no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, a campanha foi vencedora do Prêmio Innovare no ano de 2005.