A Eletrobras Distribuição Alagoas lançou nesta quarta-feira (09), no auditório Virgínio Loureiro, do Centro de Convenções, a Campanha de Combate ao Furto de Energia Elétrica. O evento contou com a presença do Presidente da distribuidora, Marcos Madureira, diretores da Eletrobras, representantes de órgãos parceiros, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Arsal, Secretaria da Fazenda, Procon, Polícia Militar e mais de 60 equipes de inspeção.
“A energia furtada traz prejuízos não só para a distribuidora, que perde faturamento, mas para todo o conjunto da sociedade. Afeta o repasse de impostos recolhidos em fatura, impactando negativamente na receita do governo e prefeituras; prejudica o consumidor regularizado, que acaba tendo que pagar uma conta de energia mais alta”, afirmou o presidente Madureira.
Para o Procurador Geral de Justiça, Eduardo Tavares, as instituições passam por uma nova fase, em que a busca ativa de soluções para as demandas da sociedade se torna princípio básico de atuação do MPE. “Temos o máximo interesse em fortalecer a parceria com a Eletrobras no combate ao furto de energia elétrica. Podem aguardar, pois novas ações de combate a esse crime estão a caminho”, concluiu.
Com a apresentação “Perdas de Energia – Prejuízos para toda a sociedade”, o assistente da diretoria Comercial, Almir Pereira traçou um panorama dos impactos das perdas elétricas em Alagoas. Em 2011, do total de energia injetada no sistema elétrico, 30,27% se perdeu. Desse total, no mesmo ano, cerca de 18% das perdas financeiras, foram repassadas para a tarifa de energia elétrica, encarecendo a fatura dos consumidores regularizados. E o restante, aproximadamente 13%, o que equivale a mais de R$ 140 milhões, se converteram em prejuízos assumidos integralmente pela distribuidora.
No evento também foi apresentado o conjunto de ações que a distribuidora tem adotado para combater o furto de energia elétrica: ampliação em mais de 80% das equipes de inspeção; recadastramento dos pontos de iluminação pública; parceria com o Ministério Público na denúncia de entidades, gestores públicos e de grandes clientes que fraudam energia; corte do fornecimento em condomínios que impedem acesso de equipes da distribuidora; contratação de empresa credenciada pelo Inmetro para avaliação técnica em casos de suspeita de adulteração de medidores; troca de tampas de caixa de medidor opacas que dificultam a leitura; orientação para a solicitação da ligação provisória de energia junto a organizadores de eventos; montagem de Grupo de Inteligência de Combate às Perdas composto por engenheiros e técnicos eletricistas, analistas de sistemas e assistentes comerciais para definição das estratégias para inspeções.
Consumidores que tiverem conhecimento de casos de furtos de energia podem fazer denúncias por meio do 0800.082.0196 ou através do site: www.ceal.com.br no link Denúncia de Fraudes (canto inferior esquerdo da tela). A Eletrobras Distribuição Alagoas alerta que furto de energia elétrica é crime, sujeito à pena de prisão e multa.