A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) deu início, nesta segunda-feira (01), ao curso “Aspectos Polêmicos do Direito Penal e Processual Penal”, com o objetivo de qualificar aos membros, servidores e estagiários do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL).
Com o tema “Organizações Criminosas”, a primeira palestra teve como facilitador o promotor de Justiça aposentado Alfredo Oliveira. Ex-delegado da Polícia Federal, o palestrante é especialista em Ciências Criminais pela Universidade de Amazônia (Unama/LFG) e atua como palestrante em vários congressos nas áreas de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia.
Além disso, o palestrante já atuou também como professor de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Centro de Ensino Superior de Maceió (Cesmac). É ainda professor de cursos da Escola da Magistratura (Esmal).
Em seu pronunciamento, o diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), procurador de Justiça Eduardo Tavares, discorreu sobre a importância do Direito Penal para a formação dos operadores de Direito, além de enaltecer a experiência do palestrante Alfredo Oliveira.
“O tema do curso é extremamente importante nos dias de hoje, e o assunto da primeira palestra, como nunca, se configura essencial para a nossa atuação, pois, diariamente, em qualquer lugar do mundo, encontramos organizações criminosas dos mais diversos tipos, como as que estão relacionadas às drogas, um círculo vicioso que só serve para empobrecer os que já são pobres e enriquecer aqueles que fazem mal à sociedade, vivendo do contrabando, do tráfico, da sonegação, enfim, da corrupção. O professor Alfredo é, sem sombra de dúvida, um expoente no cenário nacional para tratar da temática, ele que estuda e discorre sobre o tema com maestria e propriedade. Estamos e vamos continuar buscando propiciar mais qualificação para os membros, servidores e estagiários do Ministério Público, pois queremos um órgão cada vez mais forte, avante, pujante e combativo”, expôs o diretor.
O procurador-geral de Justiça Sérgio Jucá, ainda durante a abertura solene do curso, fez questão de destacar que a ESMP tem cumprido a sua missão de qualificar o público interno do MPE/AL, realizando cursos que agregam valor às atividades funcionais e trazendo como palestrantes grandes estudiosos dos mais diversos temas.
“Não posso deixar de destacar e parabenizar a diretoria e toda equipe da Escola Superior do Ministério Público pelo brilhante trabalho que vem fazendo, por meio da realização de cursos tão significativos para o desenvolvimento de todo o Ministério Público do Estado de Alagoas, selecionando para ministrar as palestras, colegas que possuem conhecimento e vasta experiência sobre os temas abordados, com destaque em todo o Brasil. A exemplo do professor Alfredo, que já atuou como membro do bravo Ministério Público e é um orgulho para a nossa instituição”, afirmou Jucá.
Ratificando os discursos dos procuradores, a promotora de Justiça e presidente da Associação do Ministério Público do Estado de Alagoas (Ampal), Adilza Inácio de Freitas, discorreu sobre o currículo do palestrante e agradeceu pela oportunidade que os membros e servidores estão tendo de aprender.
“A associação reitera e ratifica as palavras ditas pelo procurador-geral de Justiça e diretor da Escola, pois o professor Alfredo é um mestre e sempre tem muito a contribuir pelo vasto conhecimento que possui. Só nos resta agradecer a oportunidade que nós, como membros e servidores estamos tendo”, disse a presidente.
Já o palestrante, além de agradecer ao enaltecimento do seu trabalho por meio dos discursos proferidos, conseguiu, a partir de sua palestra, conquistar a atenção dos participantes, gerando reflexões e debates sobre o tema, o que foi motivo de aplausos e de convite para outras exposições. Ele abordou desde o conceito a dúvidas polêmicas sobre o tema, discorrendo sobre leis que tratam do Crime Organizado.
“Não podemos permitir que os crimes prosperem. O Ministério Público é detentor do Direito da ação e o juiz da punibilidade. Não podemos aceitar que as organizações criminosas cresçam no Brasil, precisamos trabalhar e muito para que as pessoas com a intenção de obter, direta ou indiretamente, um benefício econômico ou outro benefício material de forma criminosa se proliferem ainda mais”, desabafou o palestrante.
A qualificação é gratuita. Quem ainda não se inscreveu pode enviar e-mail para a ESMP ( esmp@mpal.mp.br) e participar das próximas aulas que acontecerão nos dias 08 e 15 de junho, e nos dias 06 e 13 de julho, tratando, respectivamente dos temas: “Aspectos gerais e específicos do Crime Tentado”, Propostas de Alterações da lei de Execução Penal: avanços e retrocessos; Prisão e medidas cautelares substitutivas e, Provas ilícitas.
Também integra o corpo docente do curso, o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia, o professor mestre em Direito Marcus Robson; o advogado criminalista Francisco de Assis de França Júnior e o também advogado criminalista Bruno Vasconcelos Barros, que é Mestre em Direito Público.
08 de Junho (manhã)
8h30 às 12h – Segunda Palestra Tema: Aspectos Gerais e Específicos do Crime Tentado (Conatus)
Facilitador: Marcus Robson
Possui graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac – 1990). Atualmente é docente do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e na Faculdade de Alagoas (FAA-Iesa). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente no seguinte tema: Direito e ideologia. Mestre em Direito da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.
15 de Junho (manhã)
8h30 às 12h – Terceira Palestra Tema: Propostas de Alterações da Lei de Execução Penal: avanços e retrocessos.
Facilitador: Dr. Francisco de Assis de França Júnior
Advogado criminalista; Professor de Direito Penal e Processo Penal desde 2006; Integrante da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação – ANDHEP; Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM;Membro dos grupos de pesquisa “Direito, sociedade e violência”, e do “Sistema Criminal contemporâneo: tutela dos bens jurídicos e criminalidade na atualidade”, ambos vinculados ao Cesmac, sendo este último também vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ; É também membro e relator das propostas de alterações da Lei de Execução Penal que tramitam no Senado da República, da Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário Brasileiro, constituída pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em fevereiro de 2014.
06 de Julho (manhã)
8h30 às 12h – Quarta Palestra Tema: Prisão e medidas cautelares substitutivas
Facilitador: Bruno Vasconcelos Barros
Advogado Criminalista com 15 anos de atuação na área; Mestre em Direito Público pela UFAL; Especialista em Direito Constitucional pelo Cesmac;Professor de Direito Penal e Processo Penal em diversos programas de graduação e pós-graduação; Autor de livros e artigos, Membro da JRC Law Society.
13 de Julho (manhã)
8h30 às 12h – Quinta Palestra Tema: Provas ilícitas
Alfredo Oliveira
Promotor de Justiça Inativo; Professor de Direito Penal e Processual Penal do Cesmac; Ex-professor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas; Ex-professor da Universidade Federal de Alagoas; Ex-professor da Universidade Integrada Tiradentes (Unit).
Convidado especial:
Pós-Doutor Gilberto Giacoia, Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Paraná
Graduado em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (1979). Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (1995). Também possui Pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade de Barcelona. Atualmente é Professor associado da Universidade Estadual do Paraná e procurador de justiça do Ministério Público do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, justiça, direitos fundamentais, dignidade e direito.