O procurador de Justiça e diretor da Escola Superior do Ministério Público, (ESMP), Eduardo Tavares escreveu a apresentação do Livro “Duas lanças – 100 anos de Cavalhada em Chã Preta”. A obra é autoria do escritor Olegário Venceslau da Silva.
Em sua apresentação, Eduardo Tavares enaltece a obra e a descreve como um presente para a comunidade intelectual de Alagoas, por ela oferecer uma detalhada descrição da tradição folclórica do Brasil.
Ele destaca ainda que a cavalhada une homens, cavalos, gestos e símbolos em um espetáculo de rara beleza plástica e afirma que a obra deste escritor alagoano é um valioso depoimento histórico.
“Tenho certeza que este livro, fruto do intelectual escritor de Chã Preta e Viçosa, empolgará os cultores do folclore de nossa terra, que tem dado ao Brasil nomes da maior relevância no cenário da produção cultural, dos quais tanto nos orgulhamos, como o de Pedro Teixeira, Théo Brandão e Olegário Venceslau. Esta obra será um marco no fomento de uma ação cultural voltada para as festas populares tradicionais, e estimulará outros escritores a palmilhar o caminho ora desbravado pelo autor”, disse o procurador de Justiça e diretor da ESMP, que também é sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
A atração pela escrita faz parte da vida de Eduardo Tavares que também tem um blog que utiliza a publicação de textos sobre o rio São Francisco, tema pelo qual é apaixonado.
No blog denominado Duca Mendes, um de seus apelidos, é possível encontrar publicação de textos, artigos publicados na imprensa, além dos discursos proferidos no Ministério Público, no Instituto Histórico em Alagoas e em outros estador proferidos pro Eduardo Tavares durante o desempenho das mais variadas funções públicas exercidas ao longo de sua trajetória acadêmica-profissional.
O blog, além de ser um canal de comunicação do seu titular com a sociedade, destina-se a ser um fórum de discussão de temas de interesse comunitário.
Por conta deste blog, Eduardo Tavares foi convidado a ser colunista de um programa de rádio, na coluna “Velho Chico”.
Acesse o blog: http://ducamendes.blogspot.com.br/