Dando continuidade às atividades de qualificação dos membros e servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a Escola Superior da instituição realizou na manhã desta segunda-feira (11), a segunda aula do curso de “Atualização Ortográfica da Língua Portuguesa e Redação Oficial”.

Segundo o procurador de Justiça Eduardo Tavares Mendes, que é o diretor da Escola, o curso tem por objetivos o aprimoramento profissional e a padronização da comunicação oficial do MPE/AL.

“É notável a importância da comunicação escrita no dia a dia. Escrever bem é uma arte, mais que isso é uma necessidade primordial da administração pública, onde há comunicações, por meio de documentos oficiais, entre os mais diversos públicos de interesse, tanto no âmbito interno quanto externo. Por isso, o curso tem o escopo de permitir que estejamos cada vez mais qualificados e que haja a padronização dos documentos que levam a marca da instituição”, explicou o diretor.

Para a estagiária Marianny Raynara, participante do curso, a escrita tem suas peculiaridades que exige conhecimento constante. “São muitas regras e normas na Língua Portuguesa, principalmente agora com o novo acordo ortográfico. Quanto mais aprendemos, maior é a possibilidade de melhorar a comunicação escrita, evitando que erros sejam cometidos. É uma aprendizagem contínua”, expôs a aluna.

De acordo com o professor Marcus Robson Nascimento, conhecer as normas da escrita permite a elaboração de textos concisos e bem estruturados que transmitam de forma clara a mensagem, estabelecendo, dessa forma, uma comunicação mais eficiente.

“A Redação Oficial deve ser de conhecimento de todos que lidam com a matéria para evitar descompassos na comunicação institucional e interinstitucional. Esta é a razão do curso: reciclar os nossos membros, servidores e estagiários nessa complexa arte de escrever no âmbito da administração pública”, expôs o professor.

As próximas aulas acontecerão nos dias 18 e 25 de maio, das 8h às 12h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça. Os interessados no curso ainda podem se inscrever para participar, basta enviar e-mail para a ESMP ( esmp@mpal.mp.br).

Redação Oficial

A “Redação Oficial” é a maneira pela qual são redigidos atos normativos e comunicações. Caracteriza-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.

Atualização Ortográfica

Em setembro de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o acordo ortográfico aprovado em 1990, estabelecendo um cronograma para a vigência do mesmo até o dia 31 de dezembro de 2012, porém a presidente Dilma Roussef assinou um decreto modificando esta data para o dia 31 de dezembro de 2015.

O acordo assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, teve como objetivo unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.