A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) realizou, nesta quinta-feira (12), uma reunião com o objetivo de definir as capacitações a serem realizadas em 2015, bem como a busca de parcerias estratégicas para viabilizar a execução das ações pretendidas.

De acordo com o novo diretor da ESMP, o procurador de Justiça Eduardo Tavares, a missão da Escola é realizar cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, estudos e publicações que contribuam para o aprimoramento profissional e cultural dos membros da instituição, de seus auxiliares e funcionários.

“O nosso objetivo é desenvolver um trabalho integrado, dentro da realidade orçamentária do órgão e que atenda a necessidade de qualificação de nossos membros, servidores, estagiários e terceirizados. Vamos buscar o apoio necessário para bem cumprir a nossa missão. Também queremos aproximar a todos que compõem e atuam no Ministério Público do Estado de Alagoas”, destacou o diretor.

Tavares assumiu há poucos dias a direção da escola e disse que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Stela Valéria Soares de Farias Cavalcante, que comandava a Escola até ser designada para assumir a coordenação da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas.

“Vamos dar continuidade ao brilhante trabalho que estava sendo desenvolvido pela promotora Stela, visando sempre elevar o nível de conhecimento dos nossos integrantes, contando com total apoio do nosso procurador-geral de Justiça Sérgio Jucá e dos demais órgãos que compõem a instituição. O foco da escola é o público interno, mas a atuação do Ministério Público do Estado é para a comunidade, por isso, vamos apoiar as ações externas também”, concluiu o diretor.

Para Tavares o apoio da Associação do Ministério Público (Ampal) é primordial. Por isso, a presidente da Ampal, promotora de Justiça Adilza de Freitas, disponibilizou a estrutura e a equipe da associação para contribuir nas atividades da escola.

“Como sempre diz o nosso procurador-geral de Justiça, o Ministério Público é uma instituição franciscana, a associação também é, mas juntos buscaremos apoio para desenvolver as ações necessárias em prol do fortalecimento da nossa instituição”, enfatizou a presidente.

Na reunião, também estavam presentes o vice-diretor da escola, o promotor Claúdio José Brandão de Sá; a coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher, que também é diretora cultural da Ampal, a promotora Hylza Paiva Torres de Castro; a promotora Maria José da Silva, da 38ª Promotoria de Combate e Prevenção à Violência Doméstica ligada à Mulher; o diretor financeiro da Ampal, o promotor Luiz José Gomes Vasconcelos; o diretor da Controladoria interna, Marcus Robson Nascimento; o assessor Fernando Castro; a assessora de cerimonial, Maria Cristina; a analista do MP, Andreza Galindo Alves de Queiroz e a técnica do MP, Andressa de Freitas Santos Dantas.

MPE/AL em defesa e pelo valor da Mulher

Diversas ações foram idealizadas durante a reunião. Uma delas é a realização da Semana da Mulher, que terá como foco a defesa e o valor da Mulher, com atividades voltadas para o público interno, bem como para a comunidade.

Na ação interna, que será realizada no dia 09 de março, das 9h às 11h, ocorrerá a palestra “Transformando Sonhos em realidade” e a aplicação da ferramenta de coach “Roda da Vida”, com a consultora do SEBRAE Gleide Vilela.

Já pensando na comunidade, foi definida a realização do projeto “MP vai à Praça”, que acontecerá no Vergel do Lago, no dia 11 de março, onde serão oferecidos serviços gratuitos de orientação sobre a Lei Maria da Penha, serviços de saúde, beleza e bem-estar, com o apoio do SENAC e outras instituições.

“As mulheres do nosso Estado são convidadas a aproveitar este momento de união do Ministério Público em prol de mostrar o papel valorativo da mulher para a sociedade. A nossa visão é o bem comum e a necessidade de empoderamento da comunidade”, disse a promotora Maria José da Silva, que também é conselheira Estadual dos Direitos da Mulher, coordenadora adjunta do MP Comunitário e membro do Comitê Permanente de Promotores de Combate à Violência Doméstica e Familiar.

Ainda com o foco na mulher, o órgão abraçará a campanha nacional “Semana da Justiça pela paz em casa”, que acontece de 09 a 13 de março, em parceria com o Tribunal de Justiça e outras instituições.

Qualificação do público interno

Ficou acordado ainda, na reunião a realização do curso “Reflexões sobre as alterações do CPC”. Previsto para março, o curso voltado para o público interno que atua diretamente com o tema, tem a finalidade de elevar o nível de conhecimento e discutir as mudanças propostas na reforma do Código de Processo Civil.

No primeiro semestre, a ESMP também pretende realizar, nos dias 04, 11, 18 e 25 de maio, um curso de Português e Redação Oficial. As inscrições devem acontecer de 20 a 30 de abril. Poderão participar membros, servidores, estagiários e terceirizados do Ministério Público do Estado de Alagoas.