A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) do Estado de Alagoas publicou no Diário Oficial do Estado de Alagoas desta terça-feira (05/08), o Edital de chamada de artigos para a 27ª edição da Revista do Ministério Público de Alagoas, a qual se destina à publicação de artigos jurídicos e peças processuais.

Os interessados devem encaminhar seus artigos até o dia 15 de setembro de 2014 para o endereço eletrônico esmp@mpal.mp.br. Os artigos serão submetidos ao Conselho Editorial para a seleção dos que vão compor a edição da revista.

Um dos critérios primordiais para a escolha do artigo é a originalidade, mas no processo seletivo será analisada também a atenção ao vernáculo e concatenação das ideias do artigo; a coerência da conclusão com o desenvolvimento; a originalidade dos argumentos e da abordagem; o grau de reflexividade; a consistência técnica e a qualidade da pesquisa.

Além disso, será avaliada a observância à formatação, pois o artigo deve conter, no máximo, 30 laudas (incluídas as referências bibliográficas), em folhas de tamanho A4; fonte Times New Roman, em tamanho 12, com alinhamento justificado; espaçamento entre linhas do tipo “simples” no resumo e nas citações que excedam três linhas, e de 1,5 no corpo do texto; o título com alinhamento centralizado, em maiúsculas e em negrito.

Na segunda linha, após o título, deve constar o nome completo dos autores, alinhado à direita, seguido do nome da instituição de filiação e e-mail. Ainda como regra de formatação o documento do artigo deve estar com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm; deve conter numeração no canto inferior direito a partir da primeira página e, ainda, a primeira linha de cada parágrafo deve obedecer ao recuo de 1 cm; já as citações que excedam 3 linhas, deve ter o recuo de 4 cm, e seguir o sistema numérico em notas de referência. Em suma, devem ser observadas as normas de publicação da ABNT. Os trabalhos que não respeitarem as regras acima citadas serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Outro pré-requisito é que o artigo deverá ser enviado em formato compatível com o Microsoft Word ou Libre Office (“.doc”, “.docx” ou “.odt”) e anexado ao email. No corpo do e-mail deverão conter os seguintes dados: a) Autor; b) Entidade/Órgão de origem; c) Cargo; d) Título do artigo; e) E-mail; f) Telefone; g) Endereço; h) Resumo do trabalho (máximo de 10 linhas).

Os autores que tiverem seus artigos selecionados serão notificados por email pelo Conselho Editorial. É importante destacar que, ao enviar o artigo ou a peça, o autor cujo texto for selecionado, renuncia aos direitos autorais em prol da Revista do Ministério Público de Alagoas, especificamente no que se refere à publicação em meio impresso ou divulgação do seu conteúdo pela internet.

ESMP

A Escola Superior do Ministério Público de Alagoas é órgão auxiliar do Ministério Público destinado a realizar cursos, seminários, congressos, simpósios, pesquisas, estudos e publicações visando ao aprimoramento profissional e cultural dos membros da instituição, de seus auxiliares e funcionários, bem como a melhor execução de seus serviços e racionalização de seus recursos materiais.