O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) realizou, neste domingo (20), o 5º processo seletivo público que teve por finalidade o preenchimento de vagas por estagiários de Direito. São 150 vagas, sendo que 13 delas são destinadas para portadores de necessidades especiais. O edital do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado de Alagoas de 10 de junho último e o resultado está previsto para ser divulgado no próximo dia 30.

Cerca de 770 estudantes do curso de Direito das instituições de ensino superior credenciadas ao Programa de Estágio do MPE/AL participaram do processo seletivo. Fernanda Fortes, aluna do 6º período de Direito da Fits, esteve entre os concorrentes. “O Ministério Público é uma instituição renovada, bastante respeitada na sociedade. Já fui estagiária do Tribunal de Contas, porém, sinto que preciso aprender muito mais conteúdo e acho que o MP é o lugar ideal para isso”, contou.

O estudante Jonathas Melo, que cursa o 8º período de Direito na Faculdade Raimundo Marinho, tem uma ligação maior com o MPE/AL. “Meu maior sonho é ser promotor de Justiça e quero atuar no tribunal do júri. Estou participando da seleção e, se puder escolher, quero estagiar uma promotoria criminal. Meu desejo de poder ajudar a se fazer justiça foi o que me moveu a fazer Direito. Eu me estudei bastante e estou confiante na aprovação”, afirmou ele.

O procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, acompanhou a realização das provas, que, em Maceió, foram aplicadas na Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac. “Embora o estagiário não seja um funcionário de carreira do Ministério Público, ele se torna um grande auxiliar dos seus membros, prestando um serviço relevante à instituição e à sociedade. Eu não faço distinção entre membros, servidores e estagiários. Somos todos integrantes do bravo Ministério Público de Alagoas”, afirmou o chefe do MPE/AL.

De acordo com a promotora de Justiça e diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP/AL), Stela Valéria Cavalcanti, o processo seletivo significa desenvolvimento para os estudantes e para a própria instituição. “O programa de estágio tem a finalidade de contribuir para a formação profissional dos alunos do curso de Direito. Durante os dois anos de estágio, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades e colaborar com a instituição nas Promotorias para as quais forem selecionados. É uma oportunidade ímpar, principalmente para aqueles que pretendem prestar concurso para o Ministério Público”, disse a promotora.

O estágio

O processo seletivo foi realizado pela Fundação Apolônio Salles (Fadurpe), sob a supervisão e acompanhamento da ESMP/AL. O resultado será divulgado no próximo dia 30, no endereço eletrônico http://www.fadurpe.com.br/mpal2014.

O estágio terá carga horária de 20 horas semanais, no período da manhã ou da tarde, tendo duração de 6 meses, que pode ser prorrogado por até três vezes, por igual período. O estagiário fará jus a uma bolsa de complementação educacional no valor de um salário-mínimo vigente, auxílio-transporte e seguro de vida.

Paralelamente ao pagamento da taxa de inscrição, os 772 candidatos inscritos doaram uma lata de leite. Os produtos arrecadados serão distribuídos com instituições filantrópicas da capital e do interior.