Membros e servidores do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) foram capacitados, nesta quarta-feira (12), seguindo o propósito do projeto ‘Modular para Otimizar’, sobre gestão de processos. A iniciativa conta com o apoio do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, da equipe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Asplage), e do diretor-geral, Carlos Eduardo Ávila Cabral. O evento visa uniformizar os procedimentos internos, garantindo a execução eficiente das atividades laborais, bem como o aprimoramento contínuo em âmbito institucional.
Na oportunidade, houve a apresentação de três fluxogramas, roteiros laborais e formulários/requerimentos respectivamente.
O Projeto Modular para Otimizar tem por objetivo criar e disponibilizar modelos uniformes de requerimentos e solicitações internas, relacionadas a determinadas atividades/procedimentos das áreas: administrativa, de pessoal, financeiro-contábil, licitações, contratos e convênios do Ministério Público do Estado de Alagoas, bem como a edição dos respectivos fluxogramas e manuais procedimentais; tudo, com vista ao aprimoramento do funcionamento de diversos setores do MPE/AL
Outro propósito é a racionalização da máquina administrativa à luz dos ideais da reforma gerencial que vem sendo implantada na Administração Pública Brasileira a partir da EC nº 19/1998.
Ao final da apresentação, a equipe reforçou a importância da estruturação e padronização das atividades/procedimentos institucionais e informou aos participantes que o material estará em breve disponibilizado na intranet organizacional para todos os integrantes do Ministério Público.
O manual é composto de procedimentos, fluxogramas, requerimentos/solicitações e check lists e tem como objetivo ser um instrumento de fácil manuseio para consulta direta, contribuindo assim para a celeridade da tramitação dos procedimentos internos afetos ao Ministério Público de Alagoas.
A equipe do projeto, responsável por essa orquestração, é composta pelos servidores: Alyson Elvis Lima Balbino, Fernanda Karoline Oliveira Calixto, José Filipe Lima Santana, Fernando Antônio Vasco de Souza, Rosana Cavalcante Lucena e Victor Marinho de Melo Magalhães respectivamente, gerente e membros do projeto.