O Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas (MDHC-MPE/AL) recebeu, nesta terça-feira (26), um grupo de estudantes que integram o Clube dos Desbravadores de Criação. Na visita, os jovens que residem no Conjunto Frei Damião, no bairro do Benedito Bentes, conheceram um pouco da história do órgão ministerial e de seu patrono, bem como a importância da preservação e museologia.
Responsável por apresentar a relevância dos serviços prestados pelo Ministério Público do Estado de Alagoas ao longo das últimas décadas, curadora do Memorial, promotora de Justiça Kicia Cabral, destacou o aprendizado que visitas como esta proporcionam.
“Viabilizar a participação de jovens em situação de risco é dar oportunidade de ampliar os horizontes e quem sabe mudar o destino de algum deles, pelos bons exemplos apresentados na narração da história do Ministério Público do Estado de Alagoas”, disse a promotora de Justiça.
A curadora do Memorial Desembargador Hélio Cabral recebeu a redação da estudante Nikita Sharon Cavalcante de Lima, que narrou a experiência no museu.
“O Memorial conta um pouco da vida de Hélio Cabral, um pouco do seu dia a dia, de sua família e de sua profissão, conta também a história de algumas pessoas importantes, objetos pessoais valiosos, que passou de geração, objetos raros com mais de cem anos e objetos que têm mais um valor sentimental, tem documentos raros e importantes como certificado, carteira de identidade do colégio, placas de ‘boa obras’ [sic]”, descreveu a estudante.
O Clube dos Desbravadores existe enquanto instituição oficialmente desde 1950, sendo um programa oficial da Igreja Adventista do 7º Dia. Ele está presente em 160 países, com 90 mil sedes e mais de dois milhões de participantes. O diretor do Clube dos Desbravadores Criação, Luciano Barbosa da Silva, foi o responsável por agendar a visita ao Memorial Desembargador Hélio Cabral do MDHC-MPE/AL.