A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) foi sede, nesta terça-feira (11), do último evento realizado m 2018 pelo Projeto Municipal de Atendimento Socioeducativo (Simase), desenvolvido nos moldes do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e tem como um de seus objetivos levar esporte e cidadania para centenas de crianças do sertão alagoano. A reunião contou com a participação de parceiros doadores do projeto.

“Fizemos um dia de lazer com as crianças que também serviu de interação com os nossos parceiros doadores. Foi muito emocionante assistir crianças felizes em um dia de brincadeiras. Inclusive, algumas delas viram o mar pela primeira vez. Proporcionar lazer para esses meninos e meninas também faz parte do nosso projeto. Graça as a nosso parceiros conseguimos fazer cestas de Natal para doar as famílias dos jovens. Também conseguimos alguns produtos para cuidados da pele, oque é importante devido a força do sol do sertão”, disse a promotora de justiça Martha Bueno, idealizadora do Simase.

O projeto é realizado no município de Palestina e Pão de Açúcar atendendo 40 crianças e adolescentes. “Trabalhamos com a interação de medidas preventivas que evitem ou amenizem situações de vulnerabilidade social, buscando a participação ativa dos adolescentes tanto na redução do número de adolescentes em práticas de atos infracionais, como também a não reincidência na prática de delitos e contribuindo com a obtenção de melhores notas de aprovação na escola, durante todo o processo de acompanhamento do projeto”, explicou a promotora.

Martha Bueno ainda agradeceu aos parceiros que foram: Associação Nacional de Advocacia Criminal (Anacrim), que doou 300kg de alimentos que foram usados nas cetas; Clínica Pele, doado kits com cremes para pele e protetores solares, Secretaria de Educação de Palestina, que fez o transporte das crianças e a Associação do Ministério Público de Alagoas, que cedeu o local onde foi realizado o evento.

O presidente da Ampal, promotor de justiça Flávio Gomes da Costa, o projeto é motivo de orgulho para o Ministério Púbico. “Tivemos contato com esta bela iniciativa quando o mesmo passou pela análise do Prêmio Innovare, em maio deste ano, e desde aquele momento nos colocamos a disposição para contribuir com o mesmo, e na data de hoje, as dependências da AMPAL recebem de braços abertos os seus jovens participantes”, declarou o promotor de justiça Flávio Costa Neto.

“O evento de hoje é o fechamento de um ciclo vitorioso e muito nos orgulha participar de uma iniciativa tão exitosa. A promotora Martha Bueno, a quem parabenizamos em nome de todo a sua equipe, já declarou que é uma promotora que não fica presa em gabinete e encastelada entre processos, e se faz presente na vida da comunidade através deste belo projeto. O que nos orgulha e nos incentiva em 2019 a realizarmos pela AMPAL projetos que possam interagir e contribuir com crianças e adolescentes”, completou.

Fotos: Anderson Macena