A coordenadora-geral do Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público de Alagoas (MDHC/MPE-AL), Gisela Pfau, visitou o Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília, para reunião onde apresentou o SCAM8 como Sistema de Gestão de Acervo Museológico, tratou das definições técnicas dos dados, visando atender ao Inventário Nacional, conforme determina a legislação.
O Inventário Nacional é um sistema responsável pela documentação e difusão à sociedade brasileira dos mais de cem milhões de bens culturais preservados nas instituições museológicas brasileiras. A coleta de informação será anual e deve ser realizada por meio de sistema de informação próprio.
O Memorial Desembargador Hélio Cabral recebeu elogios pela nossa preocupação com a preservação, gestão e principalmente a segurança do acervo, ressaltando a importância da sintonia com as políticas atuais. “O Memorial saiu na frente e a Emerion se colocou à disposição para executar ‘testes pilotos’ e para colaborar com o IBRAM, que está em fase de definições técnicas, dando forma ao Inventário Nacional dos Bens Culturais Musealizados”, afirmou a promotora de Justiça e curadora do Memorial, Kícia Cabral.
Estiveram presentes na reunião os consultores do IBRAM Elmer Oliveira e Carlos Alberto Ferreira, o técnico de informações do IBRAM Marcus Andrade, a museóloga Amanda Oliveira e a coordenadora do MDHC-MPE/AL, Gisela Pfau.