A Procuradoria-Geral de Justiça de Alagoas reinaugurou, nesta segunda-feira (10), a Sala dos Colegiados do Ministério Público do Estado, que fica no prédio-sede da instituição, no bairro do poço. O espaço recebeu o nome de um dos seus membros: Procurador de Justiça Joubert Câmara Scala. A sala foi totalmente modernizada e agora e conta com uma estrutura automatizada, que permitirá aos procuradores e promotores a realização de videoconferências e transmissões ao vivo das reuniões realizadas no local. Também será possível a interação com outras instituições que utilizam o mesmo sistema. Ainda durante essa mesma solenidade, foram apresentados os novos site do MPE/AL e o Portal da Transparência.
Presidida pelo procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar Mendonça Neto, a cerimônia contou com a participação dos membros do Colégio de Procuradores, promotores, servidores e da família do homenageado, representado por seu filho, o promotor de justiça Sérgio Scala. Além disso, o evento foi transmitido em tempo real para as Promotorias de Justiça de Arapiraca, para o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) e para os servidores e promotores que estavam no prédio das Promotorias de Justiça da capital, no Barro Duro.
Alfredo Gaspar Mendonça Neto salientou que a sala é um importante diálogo entre a história do Ministério Público de Alagoas e o futuro da instituição. “É um espaço moderno, onde os membros do Colégio de Procuradores e do Conselho Superior terão à disposição equipamentos de alta tecnologia e poderão fazer interação, em tempo real, com membros e servidores do Ministério Público que estejam em outras unidades da instituição. Importante dizer que também estamos homenageando um homem que ajudou a construir o MP de Alagoas. Seguimos rumo ao futuro, olhando sempre para os melhores exemplos que temos. É uma honra homenagear o procurador Joubert Câmara Scala, um membro que tinha um compromisso rígido com seu trabalho e sabia de sua obrigação com a sociedade”, disse o procurador-geral de justiça de Alagoas.
“Esse espaço vai além de uma sala de reunião, é um equipamento que pode encurtar a distância entre quem está em Maceió e os promotores e servidores no interior do estado. Poderemos fazer reuniões mais dinâmicas, já que o aparato tecnológico permitirá essa rapidez. Estamos inaugurando uma ferramenta de comunicação instantânea, inclusive, teremos um diálogo ainda mais amplo com a sociedade, já que em breve, todos poderão acompanhar as reuniões do Colégio de Procuradores e do Conselho Superior pelo novo site, que deverá estar no ar muito em breve. Nosso objetivo, com tudo isso, é fazer com que a s respostas aos anseios da sociedade se tornem ainda mais rápidas”, completou.
Durante a transmissão, houve um bate-papo entre o chefe da instituição e o promotor de justiça Luiz Cláudio Branco Pires, que estava em Arapiraca, e o parabenizou pela nova sala. Também houve interação com o servidor Dorgivaldo Mendonça de Castro Júnior, presidente do Sindicato do Ministério Público de Alagoas, que assistiu a solenidade direto do prédio do MP no Barro Duro.
Homenagens
Durante as homenagens, os membros da instituição ressaltaram a importância do procurador de justiça Joubert Câmara Scala para o Ministério Público. O subprocurador-geral Administrativo- Institucional, Márcio Roberto Tenório Albuquerque, afirmou que o homenageado deixou vários exemplos a serem seguidos. “Quando me aproximei do professor Joubert Sacala, ele já estava aposentado. Mas sempre soube que era um homem exemplar em seu ofício, que fazia exatamente o que exigia a lei, mas sendo afável em seu convívio pessoal. Deixou um largo caminho, construído com muita honra. Um caminho que deve ser admirado por qualquer pessoa que veja a verdade como princípio norteador”, declarou.
O procurador de justiça Walber José Valente de Lima lembrou da firmeza com que o homenageado exercia seu ofício. “Muitas das pessoas que estão nesta sala puderam interagir com Joubert Scala, ou na condição dele como promotor e procurador ou até mesmo como professor da Ufal. Foi um homem que dedicou a vida aos seus ofícios, em um tempo de várias carências que, inclusive, hoje não exigem mais. Ele, ao seu tempo, soube bem administrar a instituição, sempre com um olhar fixo no futuro e nos valores do Ministério Público, que nunca podem ser deixados de lado, já que são fundamentais para o exercício das nossas atribuições. Essa sala é uma bela homenagem, que se renova e que faz nos lembrar sempre do exemplo que ele foi”, afirmou ele.
O subprocurador-geral Judicial, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá, lembrou a época em que foi aluno do homenageado. “Um grande professor, com um comportamento peculiar, já que era extremamente exigente. Fui seu aluno e por muitas vezes tive que me esforçar mais em suas matérias. Logo depois que ingressei no Ministério Público, convivi com ele e com sua rigidez. Mas agradeço por isso, me ensinou muito. Parabéns pela homenagem, justa e necessária, já que moramos em um país que, infelizmente, não escreve o nome dos seus grandes em bronze, como agora estamos fazendo”, comentou Jucá.
O procurador de Justiça Antiógenes Marques de Lira relembrou que todo processo de seu concurso foi acompanhado de perto pelo homenageado: “Nas provas e na entrevista ele estava lá, e também no momento da minha primeira lotação. Sempre o vi pensando no melhor para a instituição, que tinha prioridade em qualquer situação. Temos aqui uma sala, onde trabalharemos, que recebe o nome de um homem que era um exemplo, numa época em que as dificuldades eram maiores. Certamente o procurador Joubert, que era um homem de visão, aprovaria e gostaria de ver o Ministério Público de Alagoas evoluindo”.
Já o corregedor-geral do Ministério Público, procurador de justiça Lean Araújo, salientou a importância da reforma da Sala do Colégio de Procuradores. “Este é um equipamento moderno para que possamos desenvolver nossas atividades com mais agilidade,
e ainda com uma bela homenagem a um homem que tanto fez por esta instituição. O procurador-geral de justiça está de parabéns por ter feito uma gestão de boas escolhas, tornando o Ministério Público maior e, assim, trazendo ainda mais benefícios para a sociedade”, disse ele.
O presidente da Associal do Ministério Público de Alagoas(Ampal), Flávio Gomes, dirigiu-se à família do homenageado. “Não conheci o procurador de justiça Joubert Câmara Scala. Mas ouvi falar de seu exemplo e do trabalho desenvolvido aqui, junto com tantos outros membros que engrandeceram essa instituição. O pai e avó de vocês era um homem de bem, honrado, suas histórias e feitos ecoam nos corredores. Então, que justa essa homenagem, com uma sala tão cheia de qualidade e beleza. Somos o que somos hoje, porque podemos olhar para trás e ver exemplos como o dele”, argumentou.
O homenageado
Formado em Ciências Jurídicas e Geografia, Joubert Scala foi professor na Escola de Direito da Universidade Federal de Alagoas e procurador de justiça, aprovado em concurso em 1951. Sua primeira lotação foi na Promotoria de Justiça de Mata Grande, e depois atuou nas Promotorias de Justiça de Água Branca, São Miguel dos Campos. Em 1969, passou a trabalhar em Maceió.
Foi procurador-geral de justiça de Alagoas entre os anos de 1971 e 1975. Escreveu diversas obras na área de Direito, entre elas, Problemática Jurídica e Socioeconômica no Programa de Integração Social e Política Social Trabalhista e autor das teses como “O Novo Conceito do Infanticídio no Código Penal”.
O filho do procurador homenageado, promotor de justiça Sérgio Escala, agradeceu a homenagem. “A família inteira está feliz com esta homenagem. Meu pai era um homem que tinha no trabalho seu norte, ele ficaria contente em ver uma sala com um aparato moderno que só vai contribuir para que o Ministério Público coloque os pés na modernidade e no futuro, dando respostas à sociedade, que é seu objetivo final”, declarou.
Fotos: Anderson Macena