A 10ª Reunião de Análise Estratégica do ano de 2018, realizada com o Comitê de Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aconteceu nesta segunda-feira (3), foi presidida pelo pelo Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, coordenada pela chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégico (ASPLAGE) da instituição, Promotora de Justiça Stela Valéria, e teve como objetivo o acompanhamento dos resultados do Plano Geral de Atuação de 2018-2019 do MPE/AL nas áreas estratégicas “Defender a Probidade na Gestão Pública”, “Adequar os Recursos Tecnológicos” e “Aprimorar a Atuação da Corregedoria-Geral do Ministério Público de Alagoas”.

Na abertura da reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, destacou a importância do Comitê de Gestão Estratégica para o desenvolvimento da cultura de planejamento estratégico que permitirá ao Ministério Público o aprimoramento de suas ações. “Para continuar crescendo e colaborando com a sociedade, o único caminho escolhido é o do planejamento feito com responsabilidade e dinamismo. Por isso, a importância das reuniões e do acompanhamento do que cada um dos responsáveis pelas áreas estão realizando”, declarou.

Os primeiros resultados apresentados foram da área estratégica “Defesa da Probidade na Gestão Pública”, que mostrou que o indicador que objetiva a implantação dos Portais da Transparência nas Câmaras Municipais de Alagoas alcançou a meta de 100%, com funcionamento em todos os poderes legislativos municipais alagoanos.

De acordo com o Promotor de Justiça José Carlos Castro, responsável estratégico pelo objetivo, foi um trabalho minucioso e que precisa ser continuamente averiguado. “É preciso acompanhar de perto o funcionamento desses portais para que eles tenham informações detalhadas e relevantes que mostre a rotina administrativa e financeiras das casas legislativas municipais”.

O diretor de Tecnologia do Ministério Público e responsável pelo objetivo estratégico “Adequar os Recursos Tecnológicos”, Marcel Vasconcelos, apresentou os resultados do plano geral de atuação da área, destacando a instalação de equipamentos que possibilitaram maior gerenciamento e segurança de dados institucionais. Também foram adquiridos cofres de segurança para armazenar o back-up e a implantação do Vídeo Wall, com compartilhamento de ambiente e possibilidade de videoconferência.

Além disso, o servidor e gerente de projeto Roberto Filipe Coimbra apresentou os resultados do Sece, que é uma ferramenta de obtenção de certidões de Processos do Ministério Público.

A Promotora de Justiça Adriana Gomes apresentou os resultados alcançados até então no Plano Geral de Atuação do objetivo estratégico Aprimoramento da Atuação da Corregedoria-Geral do MPE/AL e afirmou que o tema escolhido para ser trabalhado foi o da autocomposição por meio de orientação, fiscalização e avaliação dos membros.

Além dos membros do Ministério Público e os responsáveis por todos os objetivos estratégicos, a reunião contou com a presença do promotor de justiça Flávio Gomes, presidente da AMPAL.