O Ministério Público do Estado de Alagoas revitalizou o Memorial Desembargador Hélio Cabral e, na próxima sexta-feira (07), às 19h, reabre suas portas, durante solenidade que deverá contar com personalidades e autoridades de todos os Poderes. Localizado na sede da Procuradoria Geral Justiça, situada à Rua Pedro Jorge Melo e Silva, n° 79, no Poço, o Memorial, após a revitalização, trará de volta projetos de incentivo à cultura ao MPE/AL.

A ideia de revitalizar o espaço foi de iniciativa do procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, que contou com o apoio da curadora do Memorial, a promotora de Justiça Kícia Oliveira Cabral de Vasconcelos, na coordenação da atividade.

O Memorial Desembargador Hélio Cabral vai funcionar como guardião da história da instituição, haja vista que, a partir de registros, documentos históricos, fotografias e peças museológicas, é narrada a história de procuradores-gerais de Justiça, procuradores e promotores de Justiça que ajudaram a construir a imagem do MPE/AL ao longo de décadas.

Dentro do espaço, o visitante também é convidado a conhecer a síntese cronológica do MPE/AL , a vida e a obra de seus membros e a história do seu patrono, o desembargador Hélio Rocha Cabral de Vasconcelos. Por mais de 30 anos ele foi representante do Ministério Público Estadual junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas e, na história do MPE/AL, foi o segundo membro da instituição a integrar o TJ/AL pelo 5º Constitucional, logo após a morte do promotor de Justiça Antero Montenegro, que faleceu trinta dias depois de se tornar desembargador.

Projetos

A curadora do Memorial, Kícia Cabral, explicou que aquele será um espaço cultural de reflexão e debate para a sociedade. “A democratização do Memorial, que será um lugar destino à cultura e à educação, visa promover ações que o dinamizem e que possam cumprir essa relação profunda entre o homem, sujeito que conhece, e objeto, testemunho da realidade. O espaço receberá exposições, lançamentos de livros, palestras, concursos culturais e visita de estudantes. Queremos retomar, nessa nova fase, os projetos ‘Promotor de Justiça Mirim’ e ‘A Escola vai ao MP e ao Memorial’. Nossa objetivo é fazer com que crianças e adolescentes procurem a nossa instituição e possam conhecer melhor os direitos garantidos por lei em benefício deles. É uma forma de trabalhar a cidadania junto ao público infanto-juvenil desde cedo”, explicou a promotora de Justiça.

História

O Memorial Desembargador Hélio Cabral, do Ministério Público do Estado de Alagoas, foi instituído pela Resolução nº 004/99, de 7 de outubro de 1999, da Procuradoria Geral de Justiça, na gestão do procurador-geral Lean Antônio Ferreira de Araújo.

A inauguração do Memorial ocorreu no dia 31 de março de 2000. Dois anos depois, o Conselho Estadual de Cultura, por meio da Resolução 001/2002, tombou o espaço como patrimônio cultural de Alagoas.O tombamento foi homologado pelo governador Ronaldo Lessa, com o Decreto Executivo nº 570, de 13 de março de 2002. A época, a equipe técnica do Memorial era formada pela museóloga Célia Regina Ferreira Paiva, o arquiteto Nelson Neto de Mendonça Braga, a conservadora e restauradora Gisela Graciela Pfau e o historiador Romeu de Mello Moreira.

São atividades atribuídas ao Memorial promover levantamento histórico do MPE/AL, preservar a memória da instituição, manter seu acervo atualizado e inventariá-lo. Também compete ao Memorial estimular e inter-relacionar atividades com instituições culturais com a finalidade de resgate da memória da órgão, além da conscientização social para a pesquisa, conservação e restauração do patrimônio ministerial.