O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Sérgio Jucá, ciente da importância do acervo museológico do Ministério Público do Estado de Alagoas, aprovou projeto apresentado pela Curadora do Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas, Promotora de Justiça Kícia Oliveira Cabral de Vasconcellos, para o desenvolvimento e implantação do SCAM8. O SCAM8 é uma ferramenta para a Catalogação de Acervo Museológico, desenvolvida pela Emerion Consultoria, que visará atender a Lei nº 11.904, de 14/01/2009, o Decreto nº 4.092, de 29/12/2008 do Governo do Estado de Alagoas, bem como o Decreto Executivo nº 570, de 13/03/2002, que trata do Tombamento do acervo museológico desta instituição, bem como se adequar ao inventário nacional do IBRAM.

O SCAM8 tem oito filosofias que o alicerçam: objetividade, funcionalidade, segurança, gestão, controle, eficiência, preservação e transparência. O projeto permitirá a fiscalização, documentação, monitoramento, rastreabilidade de movimentações, segurança, emissão de relatório, imagens, auditoria, processos conservativos e transparência do inventário do Memorial. O Sistema contribuirá para que o Ministério Público do Estado de Alagoas, como órgão fiscalizador, seja seguido pelas demais instituições museológicas do Estado. O projeto tem duas etapas distintas, mas intrinsecamente interligadas, que ao final permitirão ao pesquisador o acesso às informações do acervo exposto e sob a guarda da reserva técnica da instituição. Ganha a sociedade que também poderá fiscalizar o acervo, bem como, os doadores que dispuseram de bens de valor inestimável de seus entes queridos para guarda no Memorial Desembargador Hélio Cabral do Ministério Público do Estado de Alagoas.

O Procurador-Geral de Justiça, Dr. Sérgio Jucá, também aprovou e vem acompanhando todos procedimentos para realização dos projetos de reestruturação do espaço museal, como climatização, pintura, letreiro, recolocação de piso, mobiliário entre outros. Os processos já estão encaminhados e aguardando os procedimentos legais de compra e licitação. O acervo já se encontra embalado, no aguardo das obras necessárias no espaço físico, visando sua nova exposição ao público.

A Curadora do Memorial tomou as medidas cabíveis e já consta no site do Ministério Público do Estado de Alagoas, um link do Memorial que está sendo alimentado com o histórico da instituição e suas ações passadas e o registro de seus eventos. Este trabalho será ampliado ao longo dos próximos dias.