A promotora de justiça Dalva Tenório foi homenageada, nesta quinta-feira (22), com a Comenda Dom Hélder Câmara, concedida pelo Instituto Cidadão. A representante do Ministério Público do Estado de Alagoas recebeu a honraria por ser referência nacional na defesa da criança e do adolescente, quando criou o programa “Com criança não se brinca – Quebrando o Silêncio”, que tem o objetivo de fomentar denúncias de casos de abuso infantil, e por participar ativamente na implantação de políticas de defesa da criança em Alagoas. A solenidade aconteceu no Auditório da Universidade Tiradentes (Unit), dentro das atividades do durante o III Fórum de Gestão Pública.
“É uma honra receber esta comenda, que leva o nome de Dom Hélder Câmara, um grande defensor dos direitos humanos e o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações. Pensamos no programa ao detectar que as crianças estão sendo abusadas em lugares que devem ser protegidas, como em seus próprios lares. Por isso, profissionais que trabalham próximo desses pequenos cidadãos devem ser bombardeados de informação. Eles devem ficar atentos e saber agir quando detectar este tipo de situação”, disse a promotora de justiça.
A promotora, ainda lembrou da necessidade de notificar casos onde haja suspeita ou confirmação de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. “Quando falamos nesse assunto precisamos ter em mente que não podemos silenciar. É preciso acabar com a atitude de calar. Esse é um dos objetivos dessa palestra: abordar o assunto, conversar sobre situações, mostrar quais são os sinais que uma criança demonstra quando tem sua vida modificada por um ato criminoso e qual encaminhamento isso pode ser dado”, afirmou.
O Instituto Cidadão homenageou ainda Tércio Alves de Albuquerque, assessor especial da diretoria-geral da ITAIPU Binacion, o escritor Carlito Lima, e Antônio Carlos Gouveia, diretor-presidente do Detran-Alagoas.
Segundo o presidente da Instituição, Pedro Oliveira, “são alagoanos que orgulham o nosso estado. A Comenda é mais uma forma de se reconhecer não só a importância do trabalho de cada um dos homenageados, mas também de agradecer ao empenho, à positividade que eles representam para Alagoas dentro e fora do estado”, destaca Pedro Oliveira, informando que a instituição tem como característica pesquisar e destacar quem contribui com “seriedade, cidadania e produtividade para tornar Alagoas e o Brasil um estado e um país melhor para se viver”.
O Instituto Cidadão
O Instituto Cidadão é uma entidade civil, sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo do Estado e Município de Maceió. Entre seus objetivos estatutários estão: A defesa e a preservação do meio ambiente através de ações de caráter educativo, incentivar e desenvolver estudos e pesquisas sobre temas jurídicos ligados a licitação, contratos e gestão pública; ministrar cursos, promover eventos, manter intercâmbio técnico – cientifico; promover o desenvolvimento de ações de caráter educativo, social, e assistencial gratuitas em comunidades carentes; promover treinamento e aperfeiçoamento de servidores públicos da União, Estados e Municípios; elaboração de projetos educativos que visem as escolas públicas ou privadas, ações de apoio social ao sistema prisional e de qualificação do trabalhador; desenvolvimento de atividades comunitárias de orientação ao cidadão, voltadas para a defesa dos direitos sociais e direitos e deveres individuais e coletivos, estabelecidos no texto constitucional, da ética, da paz, da democracia e de outros valores universais; promoção do desenvolvimento econômico e social e combate à pobreza.