O Colégio de Procuradores de Justiça elegeu, na tarde desta quarta-feira (05), os novos membros que vão chefiar a Corregedoria-Geral do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL). Os procuradores de Justiça Vicente Felix Correia e Dilmar Lopes Camerino, foram eleitos para os cargos de corregedor e corregedor substituto, respectivamente. Com mandato de dois anos, as autoridades iniciarão a gestão 2015-2016 no dia 2 de janeiro.
A eleição, que foi comandada pelo subprocurador-geral Administrativo-Institucional, Walber José Valente de Lima, atualmente no comando do MPE/AL, contou com a participação de 16 procuradores de Justiça. Para o cargo de corregedor-geral, Vicente Félix Correia recebeu 15 votos. Apenas um voto nulo foi registrado e não houve concorrência.
“Quero agradecer os votos de confiança dados a mim. Sinto-me honrado em ter sido escolhido por 15 colegas. Inicie meu trabalho na Corregedoria como substituto, acompanhando o atual corregedor-geral, Márcio Tenório de Albuquerque e, ao lado dele, tive a oportunidade de aprender bastante. Então, agora, como mais experiência, quero poder emprestar meu trabalho a este órgão. Com honradez continuarei dedicado à Corregedoria”, declarou Vicente Felix Correia.
Corregedor-geral substituto
Atendendo a um requerimento apresentado pelo procurador de Justiça Marcos Barros Méro, o Colégio de Procuradores também formou, nesta quarta-feira, uma lista tríplice com os nomes dos candidatos aos cargos de corregedor-geral substituto. Concorreram na ocasião os procuradores de Justiça Lean Antônio Ferreira de Araújo, Dilmar Lopes Camerino e o próprio Marcos Barros Méro. O segundo saiu vencedor do pleito.
Como órgão da administração superior, são atividades da Corregedoria-Geral a realização de correições e inspeções nos órgãos de execução do MPE, além da expedição de recomendações e instauração de processo disciplinar para apuração da conduta do agente ministerial.