O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques foi homenageado, na manhã desta sexta-feira (17), com o diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo. A honraria é concedida pela Corregedoria-Geral do Ministério Público do Estado de Alagoas a membros da instituição que se destacaram durante atuação funcional. A solenidade aconteceu no auditório Edgar Valente de Lima Filho, no prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Poço e foi prestigiada por dezenas de autoridades.

A cerimônia, que foi prestigiada por dezenas de procuradores e promotores de Justiça, desembargadores, juízes, advogados, familiares do homenageado, servidores e estagiários do Ministério Público e do Poder Judiciário, aconteceu durante todo o tempo em clima de emoção. Ela foi iniciada com o Hino Nacional Brasileiro sendo tocado pelo músico Luas Rojas, da Polícia Militar de Alagoas, e teve sequência com a exibição de dois vídeos, um falando sobre o trabalho desenvolvido por José Antônio enquanto promotor de Justiça, e, outro, feito especialmente pelos filhos dele.

Na sequência, o corregedor-geral do MPE/AL, Márcio Tenório de Albuquerque, explicou os motivos que levaram a Corregedoria a escolher José Antônio Malta Marques como homenageado. “Esta é uma das honrarias mais importantes concedidas pelo Ministério Público e apenas oito integrantes da nossa instituição foram agraciados com o diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo. O promotor José Antônio recebe esta homenagem porque preserva e prima pelo nome do Ministério Público e pauta a sua vida pelos princípios da honradez, ética e profissionalismo”, destacou Márcio Tenório de Albuquerque.

“O Ministério Público é uma casa de Justiça, e, exatamente por isso, faz, neste momento, justiça a um dos seus membros mais queridos. Homenagear José Antônio Malta Marques é o mesmo que homenagear a história dessa nossa brava instituição. Ele é um promotor que possui trajetória e conduta exemplares, tem ideais férreos e não transgride com seus princípios. Temos orgulho de tê-lo como colega de trabalho. Sem dúvida alguma, é um dos homens mais adoráveis que integra o Ministério Público de Alagoas”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá.

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, também estava presente à solenidade. “É muito difícil ver essa homenagem linda acontecer e não me emocionar, principalmente porque pude ver imagens dos nossos pais, que já não estão mais aqui conosco. Hoje, estou nesta cerimônia não na condição de desembargador, mas, sim, como familiar. Vim aqui apenas para aplaudir ao meu irmão”, disse ele.

“As conquistas que a gente obtém na vida não chegam por acaso. Elas são fruto de muita coragem, trabalho e perseverança. José Antônio reúne todas essas virtudes e por isso está sendo homenageado neste momento. E, além de tudo, tem um grande coração”, defendeu a promotora de Justiça Adilza Inácio de Freitas, presidente da A Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal).

Agradecimentos

José Antônio Malta Marques começou seu discurso agradecendo a honraria e afirmou que a homenagem foi um dos reconhecimentos mais bonitos que ele já conquistou em sua vida profissional. “Fiquei lisonjeado ao saber da aprovação do meu nome e, a partir daquele momento, começou a passar um filme em minha cabeça. Lembrei-me de tantos enfrentamentos que precisei fazer, dos combates aos crimes de roubo, à exploração sexual infanto-juvenil, ao tráfico de drogas, ao furto de água. Recordei-me da minha atuação como vice-presidente e presidente da Ampal, na luta pela valorização da nossa classe. Pensei em quantas vezes precisei me ausentar de casa e deixar a minha família, para, então, poder cumprir a minha obrigação como promotor de Justiça. O recebimento desta comenda me faz ter a certeza que todas as lutas e renúncias valeram a pena”, declarou.

“É por isso que agradeço a compreensão e paciência da minha esposa e dos meus filhos, o apoio e incentivo dos colegas procuradores e promotores de Justiça e a dedicação e a parceria das equipes das promotorias por onde passei e dos juízes, servidores e estagiários com quem já trabalhei e ainda trabalho. Muito aprendi com eles e é por isso que divido com cada um, essa homenagem”, explicou José Antônio Malta Marques.

E no rosto dos familiares, a expressão de orgulho pela homenagem ora recebida pelo promotor. “Não caibo em mim de tanto orgulho. Ele é um pai maravilhoso e a gente se inspira muito nele para sermos pessoas do bem”, comentou Antônio Rodolfo Malta Marques, filho de José Antônio.

“Estamos todos muito felizes com esse reconhecimento. O José Antônio sempre dedicou grande parte da sua vida ao Ministério Público e essa homenagem é uma forma da instituição dizer que tudo o que ele fez, é motivo de honra ao órgão. Hoje o dia realmente é de celebração”, garantiu Lúcia Laranjeira Marques, esposa do homenageado.

Histórico

Natural do município de Santana do Ipanema, José Antônio Malta Marques já possui uma relação de trabalho e paixão pelo Ministério Público Estadual de Alagoas há 27 anos. Foi nomeado, tomou posse e entrou em exercício no dia 28 de fevereiro de 1987 em virtude de habilitação em concurso público para o cargo de promotor de Justiça substituto de 1ª Entrância. E, desde então, vem sendo um expoente do órgão ministerial, por seu esforço diário, feito com responsabilidade, dedicação e coragem, na defesa da sociedade alagoana, contribuindo diretamente na efetivação dos direitos e garantias consagrados no ordenamento jurídico.

Como promotor de 1ª Entrância, já trabalhou nas Promotorias de Justiça de Mata Grande, Santana do Ipanema e Maravilha. Na 2ª Entrância, assumiu as Promotorias de Justiça de Delmiro Gouveia e Água Branca. Em 13 de maio de 2009, pelo critério de antiguidade, foi promovido para a 49ª Promotoria de Justiça da Capital, de 3ª Entrância, local em que, até hoje desenvolve a sua missão.

Após a promoção para a 49ª Promotoria de Justiça, foi também designado para responder cumulativamente por outras diversas Promotorias de Justiça do Estado, com destaque na Promotoria de Justiça de Porto de Pedras.

Sua atuação como membro do MPE/AL lhe rendeu várias homenagens, a exemplo do Título de Cidadão Honorário nos municípios de Mata Grande, Maravilha, Água Branca e Delmiro Gouveia. Foi também homenageado pela Associação do Ministério Público de Alagoas (Ampal) e pela Associação Nacional do Ministério Público (Conamp) pelos relevantes serviços prestados ao MP brasileiro.

Também por conta da sua ligação com o MPE/AL, foi eleito vice-presidente da Ampal para o biênio 2001-2003 e presidente para o biênio 2003-2005. Além disso, foi diretor regional Nordeste e membro do Conselho Fiscal do Conamp.

E José Antônio Malta Marques não possui apenas formação em Direito. Ele é ainda técnico em estradas pela antiga Escola Técnica Federal de Alagoas e técnico em Contabilidade.

O diploma

O diploma de honra ao Mérito Dr. Carlos Guido Ferrário Lobo destina-se a premiar e a incentivar os integrantes do Ministério Público do Estado de Alagoas como reconhecimento pelo exercício pleno das funções de modo geral e em áreas específicas de atuação do MPE/AL, bem como pelo esforço nos aprimoramentos profissional, cultural e intelectual.